| 17/06/2011 17h58min
A Federação de Futebol de Belize (FFB) está suspensa das atividades junto à Fifa, e a seleção do país está fora das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi anunciada nesta sexta pela entidade que rege o futebol mundial, justificando que há "séria interferência governamental" no futebol do país.
Assim, o jogo contra Montserrat pelo torneio classificatório, que seria realizado neste domingo em Belize, foi adiado sem data definida. A decisão pode ser revista caso a richa entre a FFB e o governo local seja solucionado. Na ida, a seleção que acabou excluída venceu por 5 a 2 em Trinidad e Tobago.
A contenda teve início no dia 8 de junho, quando o governo de Belize, por meio do Ministério dos Esportes, infirmou que a FFB "não era autorizada a representar este país em qualquer competição local ou internacional ou em qualquer fórum sobre futebol em nome do governo, do povo e da nação de Belize", porque "não encontrou os requerimentos nos registros no Conselho de Ministros para administrar o futebol em Belize".
Dois dias depois, a Fifa respondeu afirmando que isto era um "caso claro de interferência governamental" e deu um prazo até o dia 30 deste mês para o governo de Belize e a FFB resolverem o caso.
Mas o governo de Belize reagiu afirmando que não forneceria policiamento para o jogo deste domingo contra Trinidad e Tobago. Foi o que levou a Fifa a excluir a seleção do país.
"A suspensão será mantida até o governo de Belize rever sua decisão. Nenhuma ação tomada pelo governo contra os porta-vozes da FFB será reconhecida pela Fifa", decreta a entidade, por meio de nota.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.