Notícias

 | 17/06/2011 02h20min

Estado confirma quarta morte causada por H1N1

Vítima é bebê de 10 meses que morreu semana passada em Santa Cruz do Sul

No dia em que começou a distribuição de mais 100 mil doses de vacina contra a gripe A, como forma de tentar combater a doença, o Estado confirmou mais uma morte causada pelo vírus H1N1. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), um bebê de 10 meses, que morreu em Santa Cruz do Sul, foi a quarta vítima da gripe no Rio Grande do Sul.

Na semana passada, o menino foi atendido no Hospital Santa Cruz, no Vale do Rio Pardo. A criança chegou a ser internada na UTI Pediátrica, na quarta-feira, dia 8, mas morreu cerca de quatro horas depois de chegar ao hospital. Para confirmar o caso, foi realizada uma investigação epidemiológica, já que no dia da internação não chegou a ser coletado material para exame.

Durante a avaliação do caso, foram feitos exames com familiares do bebê. Conforme a equipe médica do Hospital Santa Cruz, o menino convivia com duas crianças que também apresentavam sintomas de doença respiratória. Os prontuários médicos também foram avaliados. A partir disso, foi concluído o resultado.

Conforme o médico infectologista do Hospital Santa Cruz, Marcelo Carneiro, o bebê havia recebido a primeira dose da vacina contra a gripe A. Como em crianças menores de dois anos são necessárias duas doses, com intervalo de 30 dias, o menino aguardava para receber a segunda dose.

Outros dois casos da doença foram confirmados por exames do Laboratório Central do Estado (Lacen) no Vale do Rio Pardo. Um dos casos é de uma mulher de 54 anos que mora em Vera Cruz. Segundo a secretaria, ela apresentou os primeiros sintomas na quinta-feira, 9 de junho, e foi internada no sábado passado em Santa Cruz do Sul, onde ainda permanece hospitalizada. Conforme a SES, a paciente não foi vacinada contra gripe em 2011.

Outra criança, de um ano, também da cidade do Vale do Rio Pardo, foi internada em 7 de junho com sintomas da gripe. Segundo a SES, a criança apresenta boa evolução do quadro. Ela não teria sido vacinada contra a gripe. Os nomes não são divulgados para preservar as famílias.

leticia.mendes@zerohora.com.br

LETÍCIA MENDES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.