Esportes | 09/06/2011 07h11min
Causou surpresa no Beira-Rio a ausência de Leandro Damião entre os 22 escolhidos de Mano Menezes para representar o Brasil na Copa América. Depois de uma boa estreia do jogador contra a Escócia, em março, a direção colorada criou a natural expectativa do chamamento de sua joia rara. Mas os efeitos da não convocação acabam por aí e não devem atrapalhar os planos de Inter e Damião, seja em Porto Alegre ou em algum clube europeu, no futuro. Seleção é bom, sim, mas jamais fundamental.
Leia mais
> Damião supera corte e pensa em artilharia
> Fora da Seleção, centroavante é reforço no Inter
A garantia parte do empresário do atleta. Vinícius Prates acredita que os clubes europeus estão interessados no futebol de Damião, em primeiro lugar, e não em sua presença na Seleção. Aliás, Prates confirma que o assédio do Velho Continente prossegue, seu telefone não para. Pelo menos 11 clubes já mostraram interesse no centroavante colorado.
— Os clubes estão cuidando o Damião há muito tempo, buscam o seu futebol. Não querem saber se ele está ou não na Seleção — analisa.
Leia mais
> Todos querem Damião: quais clubes já o assediaram
> Pelo Twitter, jogador agradece Mano Menezes
A sugestão de Prates ressoa no Beira-Rio. Segundo o diretor executivo Newton Drummond, o Brasileirão será a grande vitrine de Damião, titular absoluto e um dos favoritos para a artilharia do campeonato. Na Copa América, entende o dirigente, o jogador seria provavelmente reserva, caso fosse convocado.
Mesmo sem a ajuda da Seleção, o Inter mantém as mesmas bases de valor para se desfazer do centroavante (cerca de 20 milhões de euros). O prazo para negociá-lo também se mantém intacto até o final do ano. Drummond, no entanto, separa o projeto da realidade e vê a janela de transferências de agosto como uma prova de fogo para a manutenção do artilheiro colorado, 21 gols na temporada.
— Vai ser difícil resistir na janela de agosto — avalia o dirigente. — A nossa resistência vai até um determinado valor.
Muito por essa voracidade do mercado europeu, o Inter segue na busca por soluções ofensivas. Nem o retorno de Damião e o crescimento de Cavenaghi arrefecem as tentativas. O Inter ainda procura um atacante de velocidade ou um centroavante, até porque Cavenaghi estaria hierarquicamente abaixo dos demais argentinos (D'Alessandro, Guiñazu e Bolatti) na busca pela titularidade e, no Brasileirão, apenas três estrangeiros podem atuar.
— Antes, corríamos o risco de perder o Damião para a Seleção ou para o mercado. O Inter sempre pensou em mais um atacante — afirma Newton Drummond.
Apesar de esperar a convocação, Damião se reapresentou ao Beira-Rio na tarde desta quarta-feira com semblante tranquilo, sem aparentar tristeza com o revés. Fez treinamentos leves, sem a bola. Em entrevista coletiva, reiterou sua serenidade e vontade de retornar ao convívio do grupo de Mano Menezes.
— Estou muito feliz por ter sido convocado. E quero voltar. Se não fizer meu trabalho aqui, não vou estar lá (na Seleção) — argumenta.
Newton Drummond também elogiou a postura do jogador. Maduro, se notabiliza por não oscilar seu comportamento. Sem frustração ou deslumbres, é definido como um "cara tranquilo".
— Não vai da euforia à depressão, como muitos outros jogadores — frisa o dirigente. — Criamos uma expectativa (da convocação), mas não aconteceu. Agora, vamos deixar o Damião jogar conosco. Com certeza, vai manter o seu padrão de jogo elevado.
Em meio às dezenas de especulações sobre sua saída do Inter ainda antes do ano, Damião foi enfático. Se depender de sua vontade, cumpre até o fim o seu contrato, que finda em 2016. E ainda revelou a sua próxima meta.
— Por mim, fico até 2016 no Inter. Tem o Brasileirão, que é importante. Vou procurar o máximo para sair com a artilharia.
Os zagueiros que se cuidem. Damião está de volta.
> Você sabe tudo sobre Damião? Teste no quiz abaixo:
Confira:
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.