| 13/05/2011 14h04min

Blatter envia carta aberta defendendo sua reeleição na Fifa

Suíço escreveu texto ao jornal Gazzetta Dello Sport, afirmando que a sua saída causará danos irreversíveis

Em meio a mais uma crise envolvendo a Fifa, dessa vez por conta das denúncias de corrupção no processo de escolha das sedes das Copas do Mundo, o presidente Joseph Blatter fez um apelo pela sua reeleição no comando da entidade.

Através de carta aberta enviada ao jornal italiano Gazzetta Dello Sport, Blatter afirma que a sua não continuidade causará um dano irreversível ao futebol mundial. O suíço chega a afirmar que a Fifa poderia ser sugada para dentro de um "buraco negro".

No artigo intitulado "Tudo ou nada", Blatter defende a sua maneira de conduzir a entidade e diz que não há uma alternativa confiável para substituí-lo. No entanto, o dirigente não cita abertamente nenhum adversário político.

— O que está em jogo é a própria sobrevivência da Fifa. Eu estou confiante que irei vencer as eleições com clara maioria de votos. América do Sul, América do Norte, Europa, Oceania e uma considerável parte da África e Ásia continuarão a apoiar minhas ideias. No entanto, ainda vale a pena considerar o que seria a alternativa: Ninguém — diz trecho da carta de Blatter.

No próximo dia 1º de junho, o suíço Joseph Blatter tentará seu quarto mandato na presidência da Fifa. Na eleição ele terá como concorrente Mohammed Bin Hammam, do Qatar, que é presidente da Confederação Asiática de Futebol.

LANCEPRESS
Salvatore Di Nolfi / AP

Blatter quer seguir na presidência da Fifa
Foto:  Salvatore Di Nolfi  /  AP