Esportes | 03/05/2011 10h08min
Foi com duas vitórias nos jogos decisivos do Brasileiro de 1981 que o Grêmio conquistou seu primeiro título da competição. No Olímpico, uma virada por 2 a 1, com dois gols de Paulo Isidoro, garantiu a vantagem para a final no Morumbi. Na casa do adversário, conseguiu ser superior e vencer por 1 a 0, pelos pés do atacante Baltazar, aos 19 minutos do segundo tempo.
O título, não somente por ser o primeiro, e de nível nacional, foi muito comemorado também pelo fato de o São Paulo, treinado por Carlos Alberto Silva, ser considerado um grande time, com jogadores de Seleção Brasileira.
No Morumbi lotado por 95,106 mil torcedores (cerca de 5 mil gremistas), o Grêmio não se intimidou e conseguiu a vitória, mesmo podendo empatar em 0 a 0 para levantar a taça de campeão. O gol saiu aos 19 minutos do segundo tempo, em bola levantada na área por Paulo Roberto. Renato Sá, que substituiu Odair, ajeitou de cabeça para Baltazar, na entrada da área. Um chute com o pé direito acertou o ângulo do goleiro Valdir Peres.
O São Paulo ainda teve o atacante Serginho expulso por agredir o goleiro Leão. Até o apito final do árbitro José Roberto Wright o Tricolor segurou o resultado para comemorar seu primeiro título brasileiro. O segundo viria em 1996, contra a Portuguesa, com a decisão no Olímpico.
FICHA DO JOGO:
São Paulo 0x1 Grêmio - Final do Campeonato Brasileiro
Data: 03/05/1981
Local: Estádio Morumbi, São Paulo.
São Paulo
Valdir Peres; Getúlio, Oscar, Dario Pereira e Marinho; Elvio, Renato e Everton (Assis); Paulo César, Serginho e Zé Sérgio.
Técnico: Carlos Alberto Silva.
Grêmio
Leão; Paulo Roberto, Newmar, De León e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Vilson Tadei (Jurandir); Tarciso, Baltazar e Odair (Renato Sá).
Técnico: Ênio Andrade.
Arbitragem: José Roberto Wright, auxiliado por Luis Félix e Valquir Pimentel.
Cartões Amarelos: Éverton, Dario Pereira e Paulo César (SP); China (G).
Cartão Vermelho: Serginho (SP).
Gol: Baltazar, aos 19min do 2º Tempo.
Público: 95.106.
Renda: Cr$ 33.819.400,00.
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.