Notícias

 | 01/05/2011 08h12min

Taça no armário: Renato e Falcão já comemoraram títulos em Gre-Nal

Atacante festejou com champanha, volante ergueu octa histórico

Mais do que decidir clássicos, Renato e Falcão mostraram, como jogadores, que também tomaram gosto por levantar taças após vitórias em Gre-Nal. Renato conquistou duas vezes o Gauchão sobre o Inter. Já Falcão festejou o Estadual em quatro oportunidades diante do maior rival.

Na sexta e última parte da série "Os Gre-Nais de Renato e Falcão", confira a seguir como foram dois clássicos em que eles jogaram bem e ajudaram suas equipes a rechear ainda mais a dala de troféus do clube.

Neste domingo, como técnicos, Renato e Falcão tem nova chance de brilharem em um Gre-Nal e erguer uma nova conquista, a Taça Farroupilha. Caso o Grêmio ganhe o clássico, ainda levará por antecipação o Gauchão 2011.

Leia mais da série:
> Todos os Gre-Nais de Falcão e Renato
> O primeiro Gre-Nal da dupla de ídolos
> Os primeiros gols da dupla de ídolos
> Quando Falcão e Renato saíram apagados do clássico
> Estrela de ídolo: quando a dupla desequilibrou


Octa: Inter cresce com Falcão

Um feito até hoje jamais igualado. No dia 22 de agosto de 1976, o Inter conquistava o octacampeonato gaúcho ao vencer o Grêmio por 2 a 0 no Beira-Rio. Lula e Dario marcaram os gols na façanha. A série de triunfos regionais começou em 1969. Falcão passou a participar das conquistas em 1974. No histórico jogo do octa, Falcão não fez um bom primeiro tempo. Muitos pediram a saída do volante no intervalo. Mas, no segundo tempo, Falcão voltou a ser Falcão. "Sua melhora determinou mais poderio ofensivo", analisou Zero Hora.


Renato comemora bicampeonato
Foto: Banco de Dados

Jogando como homem de ligação, não mais na função de centro-médio, Falcão viu a equipe crescer junto com ele na etapa final. Aos 14 e 20 minutos, saíram os gols. E a conquista estava selada.

— Estamos todos de parabéns. Conseguimos aquilo que todos almejávamos, vencemos um título inédito — festejou o garoto de 23 anos.

Inter 2x0 Grêmio - 22/08/1976 - Beira-Rio - Gauchão (Gre-Nal 227)
Inter:
Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho e Vacaria; Caçapava, Falcão e Jair (Escurinho); Valdomiro, Dario e Lula. Técnico: Rubens Minelli
Grêmio: Cejas; Eurico, Ancheta, Fuscão (Tadeu) e Bolívar; Jerônimo (Vitor Hugo), Alexandre e Neca; Zequinha, Iúra e Ortiz. Técnico: Paulo Lumumba
Gols: Lula e Dario
Árbitro: Agomar Martins

Renato: título e champanha

Assim como Falcão em 1974, Renato pouco fez no primeiro do Gre-Nal que decidiu o Gauchão de 1986. Mas, no segundo tempo, ligado na tomada, o ponta desfilou seu repertório de dribles e cruzamentos. De um lance seu originou-se o gol do bicampeonato.


Renato comemora bicampeonato
Foto: Banco de Dados

Aos nove minutos do segundo tempo, Renato driblou dois zagueiros, invadiu a área e chutou no poste de Taffarel. Na sequência do lance, novo cruzamento até o pé de Osvaldo: 1 a 0 e título assegurado. Mais do que uma conquista, um presente para Valdir Espinosa. Campeão da Libertadores e do Mundial em 1983, o técnico ainda não havia vencido um Gauchão.

— Fui tentando e deu certo — disse Renato sobre a jogada. — Depois, veio o baixinho (Osvaldo) e mostrou qual é o melhor time do Rio Grande do Sul.

Além de provocar o rival, Renato já planejou a festa pelo bicampeonato na saída de campo.

— Depois de toda a concentração que fiz, vou ter que beber muitas champanhas para descontar.

Grêmio 1x0 Inter - 20/07/1986 - Olímpico - Gauchão (Gre-Nal 280)
Grêmio:
Mazaropi; Raul, Baidek, Luís Eduardo e Casemiro; Bonamigo, China e Luís Carlos; Renato, Caio Júnior (Osvaldo) e Valdo. Técnico: Valdir Espinosa
Inter: Taffarel; Luís Carlos Winck, Aloísio, Pinga e Mauro Galvão; Marquinhos, Airton e Ruben Paz; Robertinho, Marcelo e Balalao (Tita). Técnico: Otacílio Gonçalves
Gol: Osvaldo
Árbitro: Carlos Martins

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.