Notícias

Esportes  | 28/04/2011 08h10min

Pesquisa identifica perfil de turista interessado em conhecer Inter e Grêmio

Colorado é preferido por homens, enquanto mulheres e visitantes com menos recursos optam pelo Tricolor

Entre as crescentes possibilidades da indústria do turismo, uma, particularmente, tem se destacado com força nos últimos tempos. São viagens que exploram um outro prazer – não só o lazer de férias ou de um feriado mais prolongado: a paixão pelo esporte. Para aproveitar bem esse filão mundial na Capital que tem dois campeões mundiais, pesquisa foi atrás de saber o perfil do turista que, além de conhecer a cidade, quer saber mais sobre o Inter e o Grêmio. Estudo que, por sinal, trouxe dados reveladores e, de uma certa forma, também surpreendentes: jovens, mulheres e pessoas de renda mais baixa preferiram visitar o tricolor. O colorado foi escolhido, na maioria, por homens, pessoas de renda maior e de mais idade. E, neste Gre-Nal improvisado a partir das respostas dadas no levantamento, os colorados levaram vantagem. Pequena, mas levaram: 153 dos entrevistados disseram preferir visitar o Beira-Rio, enquanto 150 optaram pelo Olímpico em seus passeios.

Com o objetivo de conhecer melhor esse turista, interessado na união do amor pelos clubes à diversão e descoberta de um novo local, a Secretaria Municipal de Turismo fez uma pesquisa com 303 pessoas. Em meio a conclusões curiosas, a prefeitura soube que os entrevistados de renda menor (até R$ 511) não visitaram a casa colorada. Os de rendimentos entre R$ 1.534 a R$ 5.112 optaram, preferencialmente, pelo Beira-Rio (68). A situação também se inverte no quesito referente à faixa etária. Os jovens de até 20 anos preferiram conhecer o Olímpico (32), enquanto o estádio do Inter atrai mais turistas entre 21 e 50 anos.

As mulheres mostraram mais interesse pela casa gremista – 44. Os homens rumaram no sentido inverso, pois 113 deles escolheram conhecer ou voltar ao campo do Inter. Quem optou por visitar o Beira-Rio se hospedou, preferencialmente, em casas de amigos ou parentes (56). E os que foram até o Olímpico ficaram em hotéis ou flats (29).


Cientes de que esses visitantes podem ajudar a incrementar seus caixas, Grêmio e Inter lutam para ser protagonistas desta nova modalidade de turismo. Atualmente, os dois maiores clubes de futebol do Estado têm registrado a visitação cada vez maior de turistas em seus estádios, já considerados, aliás, atrativos da Capital.

A força do turismo ligado também ao esporte é reconhecida como significativa pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, otimista quanto aos lucros que essa indústria ligada à história da Dupla significará para os cofres do município. Dupla que tem um grande atrativo aliado à paixão pelo esporte – o fato de que Inter e Grêmio já levantaram a taça de melhores do planeta.

– Quem vai a Buenos Aires, visita o museu da Bombonera. E é uma indústria, há lojas para tudo que é lado. E é assim em Madri e Barcelona. Há um interesse muito grande em conhecer os nossos estádios. Os turistas vêm a Porto Alegre e querem visitar os clubes – garante o secretário.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.