Notícias

 | 27/04/2011 17h48min

Com dois gols de Messi, Barcelona vence o Real Madrid no Santiago Bernabéu

Time de José Mourinho complicou-se na Liga dos Campeões

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

Lionel Messi demoliu a forte defesa do Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu nesta quarta-feira, 27, garantindo o triunfo blaugrana sobre o rival merengue por 2 a 0, no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões. O time catalão pode até perder por 1 a 0 na partida de volta, no Camp Nou, e mesmo assim estará classificado para a grande decisão do torneio.

O ponto-chave do jogo foi a expulsão do luso-brasileiro Pepe na etapa final — após o defensor do Real entrar de sola em Daniel Alves —, quando o time da casa era melhor pela primeira vez no confronto. Depois disso, o Barça dominou, atacou e chegou com tranquilidade aos dois gols. O clássico também ficou marcado por muita confusão dentro de campo, com constantes brigas, discussões e entradas duras. O próprio técnico José Mourinho acabou sendo expulso.

O jogo

O esperado futebol bonito jogado por duas das melhores equipes do mundo pouco apareceu na etapa inicial. Tirando chutes de fora da área de Xavi, pelo Barça, e Cristiano Ronaldo, pelo Real — ambos defendidos pelos goleiros —, logo no começo da partida, os lances de perigo foram escassos. O que se viu foi muita reclamação de ambos os lados a cada falta marcada por Wolfang Stark, com insistentes pedidos por cartão, não importando a gravidade do lance.

Bola que é bom...

O melhor do Barça na etapa inicial foi Villa: aos 10 minutos, ele ajeitou a canhota após driblar Marcelo e disparou chute cruzado, direto para fora. Aos 24, ele recebeu de Messi e bateu cruzado mais uma vez, desta vez com a direita, obrigando Casillas a trabalhar bem. Aí Daniel Alves derrubou Marcelo, Arbeloa deu 'chega pra lá' em Pedro e a confusão se instalou pelo restante da etapa inicial.

No último lance antes do intervalo, Cristiano Ronaldo soltou uma bomba de fora da área e Valdés conseguiu defender com o peito. Na saída para o intervalo, mais briga: o goleiro reserva Pinto agrediu um membro da comissão técnica do Real e foi expulso. O fato gerou um empurra-empurra generalizado entre os jogadores, que foram para os vestiários de cabeça quente.

Etapa final

José Mourinho sacou o inoperante Özil no intervalo e colocou Adebayor no jogo, tentando fazer o Real sair da defesa, e conseguiu. A partida foi reiniciada com a equipe da casa marcando a saída de jogo do Barça, tática semelhante à que deu certo na final da Copa do Rei (vencida pelo Real por 1 a 0).

Aos cinco minutos, Cristiano Ronaldo ganhou da defesa e chutou de canhota de dentro da área, mas a bola parou em Puyol. O domínio do Real, no entanto, durou pouco: as faltas duras tornaram a reaparecer — Sergio Ramos e Mascherano foram advertidos com cartão amarelo, e o defensor do Real estará suspenso da partida de volta —, e Pepe voltou a aprontar. Ele entrou de sola no brasileiro Daniel Alves e levou cartão vermelho direto, deixando os Merengues com um a menos.

Revoltado, José Mourinho discutiu com o 4º árbitro e foi expulso do banco de reservas. A torcida madrilenha foi à loucura, xingando e vaiando Stark pelo restante da partida. Como era de se esperar, se já era difícil 11 contra 11, a missão de segurar o Barça ficou quase impossível para o Real. Villa quase marcou aos 23 minutos em mais uma boa jogada pela esquerda, mas foi barrado por Casillas.

Messi aparece para resolver

Aos 31 minutos não teve jeito: Afellay, que havia entrado no lugar de Pedro, fez excelente jogada pela direita, passou por Marcelo e cruzou à meia altura para Messi só desviar de Casillas. Muita festa dos jogadores do Barça, acompanhados por uma sonora vaia da torcida no Bernabéu.

Os visitantes seguiram tocando a bola com tranquilidade até que o argentino resolveu justificar o título de melhor do mundo. Aos 43 minutos, La Pulga recebeu na meia-cancha e disparou em velocidade, deixando quatro defensores do Real comendo poeira; após invadir a área e ficar frente-a-frente com Casillas, um toque sutil com a perna direita deslocou o goleiro e fez a bola entrar no cantinho, encostada à trave. Um golaço bem ao estilo Messi. Fim de papo em Madrid com festa azul-grená.

Ficha técnica

Real Madrid (0)

Casillas; Arbeloa, Sérgio Ramos, Albiol e Marcelo; Pepe, Lass Diarra e Xabi Alonso; Özil (Adebayor), Cristiano Ronaldo e Di María
Técnico: José Mourinho

Barcelona (2)

Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Puyol; Xavi, Busquets e Keita; Pedro (Afellay), David Villa (Sergi Roberto) e Lionel Messi
Técnico: Josep Guardiola

Gols: Messi (BAR), aos 31 e aos 43 minutos do segundo tempo
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha), auxiliado por Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel (ambos Alemanha)
Cartões amarelos: Arbeloa, Sérgio Ramos e Adebayor (Real Madrid); Daniel Alves e Mascherano (Barcelona)
Cartões vermelhos: Pepe (Real Madrid); Pinto (Barcelona)
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)

CLICESPORTES
Lluis Gene, AFP / 

Da esquerda para a direita: Busquets, Messi e Daniel Alves fizeram a festa na casa do rival
Foto:  Lluis Gene, AFP


Confira a tabela da Liga dos Campeões 2010/2011
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

26/04/2011 23h36min
Irritado, Guardiola dispara contra Mourinho
26/04/2011 17h40min
Manchester United tem grande atuação e bate o Schalke 04 na Alemanha
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.