Esportes | 04/04/2011 08h03min
Tuxtla Gutiérrez. Você ouvirá bastante este nome até quarta-feira, quando o Inter enfrentar o Jaguares, no México. Trata-se da capital do estado de Chiapas, localizado no extremo sul mexicano, perto da fronteira com a Guatemala, com altitude média de 570 metros.
É a maior cidade de Chiapas, com 567 mil habitantes — ou 820 mil, se contabilizada a região metropolitana, segundo dados do censo de 2010. Sua história começa ainda no século XVI, quando a região teve presença azteca.
O salto, porém, aconteceu a partir de 1940, quando a construção da rodovia Panamericana facilitou a ligação o restante do país.
Para se ter uma ideia, a população era de 31 mil habitantes em 1950 — em 1970, já era 71 mil. Nesta época, Tuxtla passou por intensa urbanização.
Hoje, a economia é baseada em comércio e serviços, sustentados por um bom volume de funcionários públicos. E já se nota crescimento da industrialização.
Saiba sobre o estádio que receberá a partida na edição desta segunda de Zero Hora.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.