Notícias

Esportes  | 27/03/2011 07h12min

Sebastian Vettel vence primeiro GP de Fórmula-1 do ano

O inglês Lewis Hamilton (McLaren) e o russo Vitaly Petrov (Renault) completaram o pódio

Luane Magalhães  |  luane.magalhaes@zerohora.com.br

De ponta a ponta Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o primeiro GP da temporada 2011 de Fórmula-1, em Melbourne, na Austrália, na madrugada deste domingo. Em uma corrida movimentada pelas novas regras, alto desgaste dos pneus Pirelli e o uso da asa móvel e do Kers (um sistema de recuperação de energia cinética), o alemão teve uma vitória tranquila. Completaram o pódio o inglês Lewis Hamilton (McLaren) e o russo Vitaly Petrov (Lotus-Renault).

Na largada, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Mark Webber (Red Bull) mantiveram as posições e abriram vantagem sob os demais.

O russo da equipe Lotus-Renault, Petrov, e o brasileiro Felipe Massa fizeram as melhores largadas pulando da 5ª e da 12ª posição para o 4º e 5º lugar, respectivamente. Surpresa da prova, o Petrov se manteve nas primeiras posições o tempo todo e terminou a corrida na história do automobilismo da Rússia — pela primeira vez um piloto do país subiu no pódio da Fórmula-1.

Massa protagonizou com Jenson Button, da McLaren, o primeiro duelo do ano. Os dois pilotos lutaram por seis voltas até Button conseguir a ultrapassagem utilizando uma saída de pista para cortar caminho. Mas foi punido com uma passagem pelo box. Na corrida de recuperação, o inglês marcou seus primeiros pontos na temporada ao terminar o GP na 6ª posição. Já o brasileiro fechou o final de semana na nona posição.

Fernando Alonso largou mal, perdeu posições e dedicou o início da prova para recuperar-se. Antes do primeiro pit stop, o espanhol aproximou-se da briga entre Button e Massa e tirou vantagem do momento para passar o brasileiro. Com três pit stops, o espanhol galgou posições e terminou em quarto.

Na Williams, Rubens Barrichello não teve um bom começo de prova. Nas primeiras curvas passou pela brita tentando fugir da confusão formada pelo pneu estourado de Michael Schumacher. Em uma corrida de recuperação, o brasileiro da Williams chegou a ser o décimo colocado, quando forçou uma ultrapassagem sobre Nico Rosberg, da Mercedes. O toque danificou o carro do alemão, que abandou a prova. Barrichello trocou o bico do carro e recebeu uma punição de drive-through pela manobra forçada. O brasileiro abandonou a prova a seis voltas para o final.

Desgaste de pneus

O GP de Melbourne foi marcado pelo desgaste de pneus. A primeira janela de pit stops foi aberta na 13ª volta. Foram, em sua maioria, três paradas para cada piloto (uma troca a cada 15 voltas).

Destaque, também, para piloto estreante mexicano Sergio Perez da Sauber que, com dois pit stops, marcou seus primeiros pontos ao terminar a prova em 7º lugar.

O próximo Grande Prêmio está marcado para o dia 10 de abril na Malásia, no circuito de Sepang.


Confira o guia da temporada 2011 de Fórmula-1:

/A>

ZERO HORA
Greg Wood / AFP

Vettel liderou a corrida com folga
Foto:  Greg Wood  /  AFP


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

26/03/2011 04h58min
Vettel comprova superioridade da Red Bull e é pole na Austrália
25/03/2011 08h41min
Guia da F-1: as promessas, as novidades e o que esperar da temporada 2011
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.