Notícias

 | 27/02/2011 17h58min

Criciúma vence o Figueirense e é campeão do turno do Catarinense

Mika, aos 22 minutos do primeiro tempo, marcou o gol do título

Melissa Bulegon  |  melissa.bulegon@diario.com.br

Demorou para o Criciúma voltar a vencer fora de casa. Mais de oito meses. Porém, a vitória veio num momento fundamental: na final do turno do Catarinense diante do Figueirense. Mika, aos 22 minutos do primeiro tempo, em uma cobrança precisa de falta, no ângulo, garantiu a taça, e por tabela a vaga na final do Estadual e na Copa do Brasil 2012. O time do Figueirense, muito nervoso, não conseguiu buscar o empate, resultado que lhe daria o campeonato.

• A galeria de fotos do jogo
• As imagens da torcida alvinegra
• As fotos da torcida do Tigre
• Veja o gol de Mika no site da RBS TV SC


Tigre impõe forte marcação
O Tigre sabia que só alcançaria o título com a vitória. E, por isso, buscou o gol logo no início do jogo. Nem parecia ser o time visitante. Com forte marcação no meio de campo e na saída de bola do Alvinegro, o Criciúma foi só pressão nos primeiros minutos.

O Figueirense chegou a levar perigo ao gol de Andrey aos 12 minutos. Breitner cobrou falta, a bola desviou na barreira e o goleiro mandou para escanteio.

O lance não intimidou o Tigre, que continuou a rondar a presa. Roni foi então derrubado na entrada da área. Mika partiu para a cobrança, aos 21 minutos, e mandou a bola num endereço certeiro: diretaço na gaveta do gol de Wilson. Pela primeira vez no Catarinense deste ano, o Figueirense saía atrás do placar.

Mesmo com o 1 a 0, a marcação do Criciúma não diminuiu. Já o Alvinegro parecia irreconhecível em campo e não conseguia armar os contra-ataques. Aos 27, Fernandes mandou um chute, de longe. Dois minutos depois, Carmona respondeu com uma cabeçada forte e Wilson defendeu.

Aos 30 minutos, o Figueirense teve outra oportunidade. Juninho chutou forte para fora após o bate-rebate na área. Sem organização, o Alvinegro sucumbia à marcação individual nos principais jogadores do meio de campo.

Tigre tem jogador expulso
Para a segunda etapa, o técnico Márcio Goiano não esperou mais e tirou Breitner, bem marcado, para colocar Wellington. Mesmo com a troca, o Figueirense não conseguiu imprimir o mesmo ritmo que nos outros jogos no Scarpelli. O Tigre manteve a forte marcação e apostou nos contra-ataques.

Logo no primeiro minuto de jogo, Héber mandou a bola, de cabeça, nas mãos de Andrey. Aos 8, Mika, o autor do único gol da partida, tirou a bola quase na risca, depois de outro cabeceio de Héber. Aos 23, foi a vez do Tigre levar perigo com Schwenck. De frente para Wilson, o atacante chutou e o goleiro afastou.

Dois minutos depois, o Criciúma perdeu Wagner Libano, expulso por cabeçada em Juninho, fora de lance. Só que nem mesmo com um jogador a menos a força do Tigre foi reduzida. Acuado, o Figueirense passou a atacar no desespero, ainda mais desorganizado e demonstrando nervosismo. E a torcida, sem acreditar, viu a cada lance as tentativas passarem longe do gol de Andrey.

Aos 32, Roger Carvalho chutou a bola rente à goleira. Aos 36, outra cabeçada de Héber foi parar nas mãos de Andrey. Em seguida, foi a vez de Juninho bater, de longe. Nem os quatro minutos de acréscimo foram suficientes para a reação alvinegra que viu, aos 49 minutos, o Tigre se sagrar, com total maestria, o grande campeão do turno do Estadual.

Foi a segunda derrota do Alvinegro na competição: as duas para o Criciúma. Com o feito, o Tigre ergueu a taça, conquistou vaga para a grande final deste ano e também a presença na Copa do Brasil do ano que vem.

Ficha técnica

FIGUEIRENSE (0)
Wilson; Leonardo (Hélder), João Paulo Goiano, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Breitner (Wellington); Fernandes (Dudu) e Héber
Técnico: Márcio Goiano

CRICIÚMA (1)
Andrey; Fábio Santana, Nirley, Toninho e Pirão; Carlinhos Santos, Mika, Roni (Wagner Libano) e Pedro Carmona; Valdo (Mineiro) e Schwenck (Talles Cunha)
Técnico: Guilherme Macuglia

Gol: Mika, aos 21 minutos do primeiro tempo, para o Criciúma
Arbitragem: Rodrigo D'Alonso Ferreira, auxiliado por Josué Gilberto Lamim e Helton Nunes
Cartões amarelos: Ygor (F), Túlio (F), Andrey (C), Toninho (C), Carlinhos Santos (C), Mika (C), Roni (C), Schwenck (C)
Cartão vermelho: Wagner Libano (C)

CLICESPORTES
Julio Cavalheiro / 

Mika marcou um golaço na final contra o Figueirense
Foto:  Julio Cavalheiro


Confira a tabela do Campeonato Catarinense
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

27/02/2011 15h50min
Ônibus com torcedores do Criciúma são revistados em Palhoça
26/02/2011 20h19min
Figueirense e Criciúma decidem o 1º turno do Catarinense no Orlando Scarpelli
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.