| 19/02/2011 18h40min
Campeões nas últimas cinco disputas da Taça Guanabara, Flamengo e Botafogo se enfrentam na semifinal de 2011 para ver quem segue em busca de mais um título. Neste domingo, às 16h, no Engenhão, o vencedor de 2007 e 2008 terá Ronaldinho Gaúcho contra o melhor de 2006, 2009 e 2010, que conta com Loco Abreu. O duelo tem promessa de casa cheia e muita emoção.
Em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga na final será decidida nos pênaltis. Quem passar no clássico vai encarar o classificado do embate entre Fluminense e Boavista, disputado no sábado.
Para manter os 100%
O Flamengo é o único time que conseguiu vencer todos os sete jogos que fez na primeira fase da Taça Guanabara. O Rubro-Negro não deu chance para os times de menor expressão e ainda venceu o clássico contra o Vasco. Porém, o volante Willians prefere deixar o suposto favoritismo de lado e garante que no clássico de domingo o jogo vai ser bem equilibrado.
— No clássico não tem essa de favorito. Foi bom vencer todos os jogos, mas a partida de domingo vai ser equilibrada, como sempre tem sido — explicou o volante.
Personagem principal na decisão do Carioca de 2010, o atacante Loco Abreu está na mira dos defensores rubro-negros. Ainda não foi definido um possível marcador individual do uruguaio, mas o zagueiro Welinton garante que o time está preparado para segurar o grandalhão.
— O Luxemburgo ainda não conversou com a gente sobre quem vai marcar ele. Sabemos que o Botafogo tem uma bola aérea muito forte, mas o time deles não tem só o Loco Abreu. Tem o Herrera, o Cajá que está num momento muito bom. Mas, independentemente de quem for marcá-lo, nós vamos estar preparados — afirmou.
De igual para igual
Segundo colocado do grupo B, o Botafogo perdeu a liderança na última rodada ao empatar com o Macaé por 1 a 1. Em sete jogos, o Alvinegro venceu cinco e ficou na igualdade com o adversário por duas vezes. Apesar da campanha regular, o time sofreu algumas mudanças durante o turno e tem desfalques para o clássico.
Destaque da equipe nas primeiras partidas do Estadual, Bruno está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e deve dar lugar para o volante Somália. Outra baixa no setor é o capitão Marcelo Mattos, que não conseguiu recuperar o pé direito de inflamação e será substituído por Fahel ou Arévalo.
Por outro lado, Loco Abreu volta ao time após cumprir pena pelo terceiro amarelo e guarda a esperança de gol alvinegra, já que balançou as redes seis vezes no Estadual. Experiente em confrontos decisivos, o técnico Joel Santana tranquilizou os comandados:
— Nós vamos jogar uma partida com um adversário que o time é igual ao nosso. Só que o Flamengo é o time da moda. Trouxeram o Thiago Neves e o Ronaldinho. Precisamos estar preparados para encarar quem for.
Luxemburgo manda recado
O Flamengo venceu todos os oito jogos disputados até este momento na temporada. A campanha irretocável, porém, não credencia o time a ser o favorito no clássico deste domingo.
Esse, pelo menos, é o pensamento do técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador encara a decisão para uma vaga na final da Taça Guanabara como o grande teste do Rubro-Negro em 2011.
— Estamos 100%, mas se não ganharmos no domingo não vai adiantar nada. Agora é a hora do pega para capar. A equipe deles foi campeã Estadual no ano passado e fez uma bela campanha no Brasileiro. A nossa equipe está em formação, mas achamos que podemos ganhar pelo trabalho e pela equipe que nós temos — ponderou o treinador.
Ansioso pelo confronto, Luxemburgo disse que a expectativa para enfrentar o Botafogo já vinha desde a vitória sobre o Murici, na quarta-feira.
— Está piscando o tempo (risos). Quando perder isso aí tem de ir embora do clube. A adrenalina já veio desde Maceió. É normal. Ficamos ansiosos pelo jogo e nem dormimos tanto — contou.
Luxemburgo espera por David e Maldonado
O técnico Vanderlei Luxemburgo aguarda por uma reavaliação de David e de Maldonado para garantir a presença dos titulares.
O zagueiro está com dores no joelho esquerdo e o volante sente incômodos no tornozelo esquerdo. Os rubro-negros não participaram do treino recreativo na manhã deste sábado no Ninho do Urubu e fizeram apenas fisioterapia.
As chances de ambos estarem em campo, porém, são boas, segundo o médico do clube. Haverá uma reavaliação no vestiário.
— Os jogadores ainda vão ser reavaliados antes do jogo, mas eles têm grandes chances de jogarem — explicou Marcelo Soares.
Diego Maurício vira Serena Willians em treino descontraído no Ninho
Diego Maurício mal chegou do Peru, onde disputou o Sul-Americano sub-20, e já ganhou um novo apelido. Após perder o jogo no rachão. O atacante tentou atrapalhar a foto do time vencedor, que posava como se tivesse ganho um título, e acabou ganhando uma nova alcunha.
— Sai da frente, Serena Willians - brincaram Ronaldinho e Renato, em referência à tenista americana que tem um cabelo parecido com o de Diego Maurício.
O atacante ficou muito chateado e até tacou água nos companheiros. De cara emburrada, ele recebeu o sermão do técnico Vanderlei Luxemburgo e logo voltou a abrir o sorriso novamente.
Depois de quase dois meses longe, Diego Maurício retornou e já foi relacionado para o clássico.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.