| 14/02/2011 14h02min
A voz embargou. A lágrima escorreu. Mas o sorriso esteve presente no rosto até o fim da entrevista concedida no Parque Ecológico do Corinthians, em São Paulo. O atacante Ronaldo confirmou nesta segunda sua decisão de abandonar os gramados. Durante os 45 minutos de emoção intensa ao falar sobre seu fim de carreira, acompanhado dos filhos Ronald e Alexander trajados com a camisa do Timão, Ronaldo finalmente revelou qual era a dificuldade em perder peso:
— Há quatro anos, no Milan, eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotireoidismo. Isso desacelera o metabolismo e que para controlar isso eu teria que tomar hormônios. Mas isso seria considerado doping. Muitos aqui agora devem estar arrependidos de terem feito tanta chacota com meu peso. Mas não guardo mágoa disso e de ninguém. Só queria explicar isso no último dia da minha carreira — disse Ronaldo.
Foto: Andre Penner,AP
Desde quando se transferiu do Milan para o Corinthians, o problema diagnosticado foi comunicado ao clube paulista. Mas mantido em sigilo. Mesmo com essa dificuldade, Ronaldo sequer pensou em parar de jogar:
— O Corinthians sempre soube de tudo. A decisão de seguir jogando sempre foi voltada para o meu coração e pelo amor ao futebol. Isso me fez superar barreiras. Se para uma pessoa normal emagrecer já é difícil, pra mim é mais complicado. O hipotireoidismo desacelera meu organismo. Todos aqui sabem do meu sacrifício que foi para jogar.
Nos últimos dois anos, já no Corinthians, Ronaldo travou contra si próprio uma árdua batalha. Além do peso, as dores no corpo e as frequentes lesões. E nessa batalha, falou mais alto o corpo, que chegou ao limite.
— É difícil abandonar algo que tem muita paixão, que no meu caso é o futebol. Mas tenho que assumir algumas derrotas. Eu perdi para o meu corpo. É hora de parar. Mas vou continuar ligado ao Corinthians para sempre.
Foto: Andre Penner,AP
Ronaldo ainda falou que o corpo não conseguia mais acompanhar o raciocínio dentro de campo, e que seus músculos não conseguiam mais obedecer o que a cabeça mandava.
— É o negócio de a cabeça imaginar que você vai driblar o zagueiro e vai passar, afinal você sempre fez isso, mas na realidade o corpo não obedece.
Ronaldo levou às lágrimas o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, ao agradecer todo o apoio que recebeu no clube. E pediu desculpas por ter fracassado no projeto que o clube tinha para a Libertadores 2011.
— Quero agradecer ao presidente Andres Sanches e pedir desculpas publicamente por ter fracassado no projeto Libertadores – disse, com não contendo o choro. – Quero dizer, presidente, que você é meu irmão. Minha história aqui foi linda, maravilhosa. Também continuarei ligado ao Corinthians, presidente. Muitas vezes vocês vão me ver aqui no estádio torcendo pelo Corinthians — novamente Ronaldo faz uma pausa, chora e pega um papel que estava sobre a bancada: — Peraí, vou tentar fazer um jogo da velha aqui para ver se isso passa – brincou.
Algumas frases do atacante na coletiva:
A decisão
– Minha família estava viajando. E quinta-feira, quando eu decidi, as dores me possuíam e me consumiam. Não conseguia pensar em mais nada. Fiz um esforço de memória para lembrar em que outro momento sofri assim. E é o negócio de a cabeça imaginar que você vai driblar o zagueiro e vai passar, afinal você sempre fez isso, mas na realidade o corpo não obedecer. Na realidade eu fiquei até hoje de manhã sozinho pensando nisso.
Futuro
– O meu futuro já está bem organizado. Vou me dedicar à minha agência. Daqui a um tempo vamos anunciar o programa Criando Fenômenos, que eu espero me dedicar por muito tempo.
Os companheiros de Corinthians
– Quero agradecer ao grupo de jogadores e ao Tite por cada minuto que estive com eles. Como sempre fiz, desde o primeiro dia que estive aqui, nos momentos mais difíceis eu estive na frente deles para receber todo e qualquer bombardeio. Agora, do lado de fora, talvez isso aconteça com menos força. Minha força sempre foi responder em campo.
Agradecimentos
– Tenho muitos agradecimentos a fazer aqui. A todos sos clubes que passei: São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan... (pausa). Ao Corinthians eu agradecerei daqui a pouco. Agradeço aos jogadores que jogaram comigo e contra mim. Todos os que foram leais e os que não foram leais. Aos treinadores com os quais eu tive grande relação, com outros que tive alguma divergência de opiniões profissionais. E aos meus patrocinadores. Agradeço também a todos os críticos, a todos vocês que me criticaram e me ajudaram a ser mais forte em cada momento da minha vida. Quero agradecer (pausa) toda a torcida brasileira que vibrou comigo quando eu comemorei, que chorou quando eu chorei, que caiu comigo quando eu caí. Mas em especial quero agradecer a essa torcida do Corinthians. Nunca vi uma torcida tão empolgante, tão apaixonada e tão entregue a um time de futebol.
Clique abaixo para relembrar a carreira do craque:
Confira a íntegra das declarações de Ronaldo:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.