| 20/01/2011 17h17min
A 50 dias da abertura da temporada 2011 da Fórmula-1, as equipes trabalham duro para aprontar os carros a tempo. Mais da metade delas já deve estar com os novos modelos quando o circuito Ricardo Tormo, em Valência, for liberada para o início da pré-temporada, dia 1º de fevereiro.
Sete equipes, incluindo a campeã Red Bull, a Ferrari de Felipe Massa e a Williams de Rubens Barrichello, já começarão os trabalhos com o carro de 2011. Outras cinco, incluindo a McLaren, treinarão com um modelo híbrido, com componentes de 2010.
No centro das decisões de cada time estão os pneus Pirelli. Enquanto a maior parte das equipes de ponta preferiu promover o contato do carro novo com a desconhecida borracha o mais cedo possível, a McLaren optou pelo caminho inverso.
— Os compostos serão diferentes dos que testamos em novembro passado em Abu Dhabi. Assim, optamos por trabalhar com uma plataforma que já conhecemos para entender melhor o comportamento dos pneus, o que dá mais tempo para programar nosso carro novo — justificou o engenheiro chefe da equipe, Paddy Lowe.
As outras equipes que ainda não terão o carro novo no primeiro teste têm razões menos nobres: o orçamento apertado acabou atrasando o cronograma dos modelos de Force India, Lotus, Hispania e Virgin. Mesmo sem o modelo definitivo, estes times poderão experimentar alguns itens que são novidades neste ano, como a asa traseira móvel.
Os testes em Valência também servirão para tirar a dúvida de quais equipes utilizarão o Kers (sistema de recuperação de energia cinética) nesta temporada. Os times de ponta certamente terão o dispositivo, mas há incertezas quanto ao uso mesmo em times médios, como Sauber e Toro Rosso.
COMO ESTÃO AS EQUIPES DA F-1
Red Bull
Ao contrário de 2010, quando se atrasou, a campeã do Mundial de Construtores está no cronograma e estreará seu carro em Valência.
Ferrari
Como virou hábito nos últimos anos, a escuderia de Maranello será a primeira a mostrar seu novo modelo, no dia 28 deste mês.
McLaren
Fará o lançamento dia 4 de fevereiro, mas não participará dos testes de Valência, o que gera dúvidas sobre o desempenho da equipe inglesa.
Mercedes
Também está muito adiantada. Lançará seu novo carro no dia 1º e participará de todos os testes da pré-temporada.
Renault
A equipe francesa, que deverá ter o direito de usar o nome Lotus e passar a ser inglesa, exibirá seu novo modelo no dia 31.
Williams
Após rumores de que não levaria o carro novo a Valência, o time inglês confirmou que estará no teste com o modelo FW33.
Toro Rosso
Sem problemas graves de orçamento, a filial da Red Bull está com o cronograma adiantado e também já apresentará o carro no começo do mês.
Force India
Após progredir em 2010, time está atrasado e só lançará o carro em 10 de fevereiro, em Jerez. Em Valência, usará o carro velho.
Sauber
Com o novo patrocínio, a equipe conseguiu não se atrasar e estará na pista já com o carro novo em Vaência, no dia 1º.
Lotus
Ainda em dúvida em relação ao nome que irá usar, time terá motores Renault e transmissão Red Bull este ano.
Virgin
Como em 2010, o carro está sendo feito no computador, mas a máquina teve a capacidade duplicada e o time espera dar um salto de qualidade.
Hispania
Apesar da parceria com a Williams, está sem dinheiro e atrasada. Só deve ter carro novo em Barcelona, dia 18 de fevereiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.