| 12/01/2011 18h13min
A prefeitura de Teresópolis confirmou que 114 pessoas já morreram após o temporal que atingiu a região serrana do Rio entre a terça-feira e a madrugada desta quarta-feira. Um boletim oficial do município com o balanço do dia ainda deve ser divulgado.
O Ginásio Poliesportivo Pedrão, no centro de Teresópolis, está preparado para receber as pessoas que perderam suas casas. A prefeitura também está pedindo donativos, que poderão ser entregues no local. Quem quiser ajudar, pode doar roupas, agasalhos, cobertores, colchonetes e produtos de higiene pessoal.
>> Está na região serrana do Rio de Janeiro? Mande seu relato.
Em Teresópolis, cerca de 800 pessoas trabalham na operação de atendimento aos atingidos pela chuva.
A prefeitura do município mais afetado pela enxurrada disponibilizou uma conta corrente criada no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal.
Número total de vítimas
Ainda não há uma definição sobre o total de mortes provocadas por desabamentos de encostas em consequência das fortes chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro. Novos números são divulgados a cada instante. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio, divulgou um balanço, às 19h15min, que apontava 109 mortes (veja a nota oficial na íntegra abaixo).
No entanto, as informações são desencontradas. Às 19h40min, o site G1 informava que o número de mortes chegava a 237 na Região Serrana, e que havia pelo menos 1280 desalojados em Teresópolis e 960 desabrigados.
Por volta das 18h30min, a Agência Brasil afirmou que o número de mortes já chega a 144 (114 em Teresópolis, 18 em Petrópolis e 12 em Nova Friburgo).
Já o site do Estado de S. Paulo informava às 19h que a chuva já causou a morte de 170 pessoas na região serrana do Rio.
Confira as cidades afetadas por deslizamentos no Rio:
Segundo a Agência Estado, o prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlacek, decretou estado de calamidade pública e informou que equipes ainda buscam sobreviventes em diversas áreas do município. Ele estima que o número de desabrigados já passa de 1 mil.
— É a maior catástrofe da história do município — afirmou em entrevista ao telejornal RJTV, da TV Globo.
Além de moradores, entre as vítimas, estão bombeiros que trabalhavam no resgate das vítimas que foram soterrados por deslizamentos de terra.
Confira a nota oficial do governo do Rio:
"A secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil informa balanço parcial do Corpo de Bombeiros em relação às vítimas fatais em função das fortes chuvas que atingem o Estado desde a tarde de ontem.
A Secretaria também esclarece que até este momento a Defesa Civil estadual não tem um balanço, mesmo que parcial, do número de pessoas desabrigadas e desalojadas, uma vez que militares da corporação ainda estão em campo, ajudando os municípios mais afetados a socorrem as vítimas.
Teresópolis total de 82 vítimas:
Petrópolis total de 13 vítimas
Bairro Brejal (duas vítimas, sem informação sobre sexo e idade)
Bairro Ponte Vermelha (uma vítima, sexo masculino, adulto)
Bairro Gentil (uma vítima, criança, sexo masculino)
Bairro Madame Machado (duas vítimas, um homem e uma mulher, ambos adultos)
KM 25 da rodovia BR 495 (uma criança, sem informações sobre idade e sexo)
KM 30 da rodovia BR 495 (uma mulher adulta)
Bairro Buraco do Sapo (três, dois homens adultos e uma mulher adulta)
Condomínio Vale da Lua (uma mulher adulta)
Bairro Barra Mansa (um homem adulto)
Itaipava total de 7 vítimas
Bairro Cuiabá (quatro vítimas adultas do sexo masculino e três do sexo feminino, também adulta)
Nova Friburgo 7 vítimas fatais, entre eles 3 bombeiros do sexo masculino.
TOTAL DE 109 MORTOS"
Resgate trabalha na busca por sobreviventes em comunidade de baixa renda na cidade de Teresópolis, RJ
Foto:
zerohora.com, com informações das agências brasil e estado
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.