| 11/01/2011 14h23min
Uma lesão no músculo perônio lateral longo do tornozelo e pé direito, sofrida na última quinta, deixará Anderson Varejão fora do restante da temporada 2010/2011 da NBA. O ala-pivô terá de passar por uma cirurgia, ainda sem data definida, e o tempo previsto para recuperação pode variar entre quatro e seis meses. Assim, até a participação do pivô no Pré-Olímpico das Américas pela seleção brasileira está ameaçada.
O início da competição está marcado para o dia 30 de agosto na cidade argentina de Mar del Plata. Para disputar o torneio, Varejão teria um período muito curto para readquirir a forma.
— A lesão é grave, mas isso não é o que mais me preocupa, e sim uma futura liberação por parte do time dele — disse o técnico Rubén Magnano em entrevista ao canal Bandsports.
Até o início da noite da última segunda-feira, nenhum representante da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) havia entrado em contato com o jogador para saber a gravidade da lesão e o tempo real que Varejão precisará para se recuperar completamente.
O diretor do departamento masculino da CBB, Vanderlei Mazuchini, disse que neste momento o menos importante é saber se o ala-pivô terá condições de defender o país no torneio que dará duas vagas diretas para a Olimpíada de Londres, em 2012.
— Nossa maior preocupação no momento é saber o estado de saúde do Anderson e suas necessidades como pessoa. Seleção e Cleveland ficam em segundo plano — afirmou Vanderlei, que tentaria falar com o jogador, que está em Los Angeles.
Enquanto a CBB evita fazer projeções para o Pré-Olímpico, o Cleveland lamenta a perda de seu principal jogador de garrafão. Com médias de 9,1 pontos e 9,7 rebotes por jogo na atual temporada da NBA, Varejão era peça chave no esquema do técnico Byron Scott.
— Quando recebi a notícia não vou dizer que não balancei. Anderson vinha jogando muito bem, vinha tendo desempenhos incríveis — disse o treinador do Cavs, lanterna da Conferência Leste.
Não é a primeira grave sofrida por Varejão em sua carreira. Em 2008, uma torção no tornozelo direito deixou o pivô fora de várias partidas da NBA. No ano passado, um novo problema no tornozelo prejudicou sua atuação no Mundial da Turquia, no qual perdeu três jogos.
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.