Notícias

 | 21/12/2010 11h50min

Morre Enzo Bearzot, técnico da Itália da Copa de 82

Ex-treinador tinha 83 anos e havia algum tempo enfrentava problemas sérios de saúde

Técnico da seleção italiana na Copa de 1982, Enzo Bearzot morreu nesta terça-feira em sua casa, em Milão. Bearzot foi um dos responsáveis por uma das maiores tragédias do futebol brasileiro. Com ele no comando e Paolo Rossi no ataque, sua Itália eliminou o Brasil nas quartas-de-final da Copa da Espanha. A vitória por 3 a 2 contra o time de Telê, Falcão, Sócrates, Zico e Éder, entre outros craques, ficou conhecida como a "Tragédia de Sarriá", em alusão ao nome do estádio do Espanyol, de Barcelona, sede da partida.

Bearzot tinha 83 anos e havia algum tempo enfrentava problemas sérios de saúde, que não foram ainda revelados. Como jogador, disputou 264 partidas pela Série A até 1964, por Inter,de Mlão, Catania e Torino, depois de começar no Gorizia.

Em 1977, assumiu como técnico da seleção. Foi quarto colocado na Copa de 1978, na Argentina, e na Eurocopa de 1980, disputada na Itália. Seu trabalho sofria contestações da imprensa quando chegou à Copa da Espanha. Tanto que introduziu a greve silêncio contra o jornalistas, novidade na época.

A conquista da Copa até hoje é considerada pelos italianos como "milagre". Campeão, seguiu no comando até a Copa de 1986, quando caiu para a França nas oitavas de final. O jogo contra o time de Platini marcou sua despedida da seleção.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.