Notícias

 | 18/12/2010 12h10min

Desafio das Estrelas terá sua primeira prova noturna neste sábado

Prova será disputada pela primeira vez com luz artifical

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

Florianópolis vai anoitecer sob o ronco dos motores neste sábado. O Desafio das Estrelas 2010, uma das maiores corridas de kart do mundo, começa a ser disputado no kartódromo da Arena Sapiens, em Canasvieiras, Norte da Ilha de Santa Catarina. E com uma grande novidade: pela primeira vez em seis edições os pilotos terão que pisar fundo no acelerador sob a luz de refletores, os mesmos utilizados na Fórmula-1 nos GPs noturnos de Cingapura e Abu Dhabi.

Os portões da Arena Sapiens serão abertos ao público às 17h, a tempo de os fãs poderem acompanhar a sessão de treinos classificatórios para a corrida. O Desafio é composto por duas baterias: na primeira, que será realizada na noite deste sábado, as posições do grid de largada serão definidas pelos tempos dos pilotos no treino de classificação. No domingo, quando a segunda bateria fechará o evento e definirá o campeão deste ano, os oito primeiro colocados do treino terão as posições invertidas, para garantir mais emoção na disputa. Ou seja: o mais rápido nos treinos largará em 8º na segunda bateria; o segundo, em 7º, e assim por diante. Para o público não ficar parado entre as disputas do treino e das baterias, serão realizados shows musicais e apresentações de motocross.

Time de feras internacionais

Maior responsável pela organização do evento ao lado do pai, Titônio, Felipe Massa reuniu um time de estrelas do automobilismo mundial mais uma vez. Da Fórmula-1 vieram os brasileiros Rubens Barrichello, Bruno Senna e Lucas di Grassi, além do espanhol Jaime Alguersuari; da GP2, o francês Jules Bianchi e o brasileiro Alberto Valério; da Stock Car, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta, Popó e Cacá Bueno; Representando a Fórmula-Indy, Tony Kanaan, Bia Figueiredo e o grande estreante do Desafio, o três vezes vencedor das 500 milhas de Indianápolis Helio Castroneves.

— Sempre havia algum compromisso de trabalho nos Estados Unidos e o Roger (Penske, chefe da equipe de Castroneves) não gosta que os pilotos dele andem em outras categorias. Esse ano deu certo e vim correr aqui — explicou o piloto em entrevista coletiva.

— É uma festa tão grande, ele tem que participar. É mais um nome incrível para o evento — completou Massa.

A ausência do atual campeão, o alemão Michael Schumacher, foi explicada pelo amigo Felipe Massa. Segundo o ferrarista, o heptacampeão de F-1 não pôde vir neste ano porque passará as festas de fim de ano com a família, mas já adiantou: estará de volta a Florianópolis em 2011. Fechar a lista dos pilotos participantes, no entanto, foi tarefa das mais fáceis.

— Hoje não preciso convidar, eles já me escrevem pedindo para não esquecer deles. Florianópolis é um lugar sensacional, os pilotos vêm com uma vontade muito grande — explicou Massa.

A visibilidade não é a única mudança de costume que os pilotos terão que superar na corrida à noite. A luminosidade na pista, aliás, não deve ser um empecilho, já que a organização da prova instalou 70 refletores com 1,5 mil watts de potência cada para garantir a claridade no aslfato. O que muda, segundo Massa, é a regulagem do kart e a estratégia de pilotagem.

— É uma novidade que interfere em tudo: o jeito de calibrar os pneus, a regularem do carburador, o jeito de guiar sem a luz do sol. Para o público é legal acompanhar à noite e se divertir, tem tudo a ver com o evento.

Com tantas novidades no Desafio, dentro e fora da pista, Massa, campeão da prova em 2006 e vice no ano passado, garante:

— Não me sinto favorito para ganhar.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.