Notícias

Esportes  | 09/12/2010 08h20min

Imprensa uruguaia destaca confronto do Liverpool contra o "poderoso" Grêmio

Times se enfrentam em janeiro pela pré-Libertadores

Foi com discrição, mas cheia de respeito, a projeção da imprensa uruguaia sobre futuro o confronto entre Liverpool e Grêmio, pela Pré-Libertadores. O modesto clube de Montevidéu aguardava o último time brasileiro a garantir vaga ao torneio continental de 2011. Seria Goiás ou Grêmio. Como os goianos perderam a final da Sul-Americana para o Independiente, coube ao Tricolor, quarto lugar no Brasileirão, abocanhar a oportunidade.

— Com a derrota do Goiás, o Liverpool conhece o seu rival na Copa Libertadores, que não será outro que o poderoso Grêmio — dimensiona o Ovación, principal publicação esportiva do Uruguai.

A manifestação do jornal apenas reforça o sentimento dos uruguaios em relação ao time de Renato. Quando o G-4 do Brasileirão ainda estava indefinido, o jornalista do El Pais Luis Cabrera já apontava o Grêmio como a equipe mais perigosa para o Liverpool.

— De resto, são todos rivais temíveis. E o Grêmio é o mais perigoso de todos — disse Cabrera, na época se referindo aos antigos concorrentes Atlético-PR e Botafogo, além do próprio Goiás.

Cabrera reconheceu que pouco se sabe, no Uruguai, sobre o momento do Grêmio, seus principais jogadores e eventuais fraquezas. O diagnóstico é baseado no passado:

— O que sabemos do Grêmio é a sua história. E isso é o suficente para o projetarmos como o rival mais difícil.

> Saiba mais sobre o Liverpool:


Fundado em 1915, o Liverpool, do Uruguai, chega à sua primeira Libertadores, depois de ser o melhor time (à exceção dos campeões) somando Apertura 2009 e Clausura 2010. À sua frente, apenas os gigantes Nacional e Peñarol. Para o jornalista do uruguaio El Pais Luis Cabrera, a vaga inédita é um prêmio para o pequeno clube de Montevidéu:

— Com as atuações dos últimos anos, estava mais do que na hora de o Liverpool participar de uma Libertadores.

Time jovem e carente de gols

A recente evolução da equipe tem um responsável direto: o técnico Eduardo Favaro, um entusiasta das categorias de base. A média do time titular bate nos 25 anos. E apenas um titular, Carlos Macchi, tem mais de 30 anos. No entanto, a saída do atacante Emiliano Alfaro, destaque no Apertura 2009, deixou o clube órfão de gols. Mal no San Lorenzo, é provável que volte para disputar a Libertadores.

A força do time está mesmo na linha de defesa. O destaque atende por Juan Alvez. Zagueiro de 1m68cm, compensa sua baixa estatura com técnica e velocidade. Pode ser lateral direito também.

— Para almejar algo maior, o Liverpool precisaria de reforços em todos os setores. Mas é difícil ver um time, que se notabilizou por exportar em vez de importar valores, montar um grande plantel — pondera Cabrera, que considera o Liverpool um time médio no cenário uruguaio. Hoje, ocupa a oitava posição do Apertura, com 21 pontos. O líder Defensor tem 30.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.