Notícias

Esportes  | 18/11/2010 22h10min

Retrospecto: Victor sofreu apenas três gols em nove cobranças de pênalti

Em ordem cronológica, confira as cinco defesas do especialista

Gustavo Heldt  |  gustavo.heldt@rbsonline.com.br



Compartilhar

Siga informações do Grêmio no Twitter

Tradicionalmente, falta dentro da área resulta tragédia: expulsão do zagueiro e gol do adversário. No Grêmio, porém, Victor mostra que pênalti não é garantia de bola na rede.

De nove cobranças desse tipo contra o Tricolor no Brasileirão, apenas três foram convertidas. Neymar e Rogério Ceni, dois dos principais batedores do país, já falharam diante do arqueiro. Cada um teve duas oportunidades e errou uma. Mas, como o São-Paulino mandou na trave, o lance não conta como defesa.

— A alegria é a de um atacante que marcou o gol — revela Victor.

9ª rodada

A primeira defesa de pênalti ocorreu na 9ª rodada, contra o Prudente. Logo na primeira movimentação do 2º tempo, Wanderley partiu pela direita, tocou entre as pernas de Rodrigo e caiu. Com a bola nas mãos, Victor dirigiu-se ao árbitro para reclamar. Criticou a decisão, resignou-se e retornou para a meta tricolor. O arqueiro se antecipou, previu a bola no canto direito e espalmou. Mesmo com a bela defesa, o time de Silas sucumbiu: 2 a 0 para o Prudente.

Foto: Fernando Gomes

15ª rodada

As defesas do goleiro acompanharam o aumento da quantidade de pênaltis marcados contra o Grêmio. Na 15ª rodada, contra o Ceará, Victor reprimiu uma derrota ainda maior. No fim da primeira etapa, Ozeia derrubou Camilo na área. O zagueiro Fabrício rumou lentamente para a bola e chutou no canto esquerdo. Victor rebateu para a frente, e a zaga gremista tirou o perigo de vista. Mas o gol contra de Willian Magrão e as trapalhadas da defesa suplantaram os esforços do goleiro: Ceará 2 x 1 Grêmio.

Foto: Fernando Gomes



16ª rodada

No terceiro jogo sob o comando de Renato, novamente a intervenção de Victor não foi suficiente para salvar o time no Olímpico, contra o Peixe. Nessa partida, houve dois pênaltis no segundo tempo. Aos 22 minutos, Neymar cobrou no ângulo e guardou. Mas o revés desse lance não minou a confiança do arqueiro tricolor. Aos 40, caiu no canto direito, com agilidade, e conteve o chute rasteiro do garoto. Aos 48, a despeito dos esforços de Victor, Rodriguinho pegou rebote em contra-ataque e virou a partida: 2 a 1 para o Santos.

21ª rodada

Os esforços do goleiro finalmente se transformaram em vitória na partida com o Corinthians, no Pacaembu, pela 21ª rodada. Em um lance duvidoso, aos 12 minutos do 2º tempo, quando o Grêmio garantia seus primeiros três pontos fora de casa, Vilson fez pênalti em Bruno César, o atual vice-goleador do campeonato. Iarley partiu para a bola, e Victor se atirou para a esquerda. Com o joelho esquerdo, rebateu a bola e garantiu o 1 a 0.

35ª rodada

Na 35ª rodada, na Vila Belmiro, o Santos foi, mais uma vez, vítima do especialista tricolor. Aos 23 minutos da etapa complementar, Zé Eduardo aproveitou falha de Rafael Marques, entrou na área e foi derrubado pelo zagueiro.

Antes da cobrança, como de costume, Victor levantou os braços para o céu, abaixou-os e inclinou-se para a frente, à espera do arremate. Em seguida, pulou para a direita, com destreza, e defendeu mais uma cobrança. Na comemoração, foi agarrada por André Lima, que lhe deu um tapa no peito, e Paulão, que o enlaçou e o congratulou por, novamente, garantir o resultado positivo fora de casa.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.