| 13/11/2010 11h49min
A primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), que começa neste sábado com a participação de oito equipes, marcará também a despedida de uma das principais jogadoras do basquete brasileiro. Aos 37 anos, a armadora Helen Luz - que volta a defender Americana após sete anos fora do país - já afirmou que ao fim da competição deixará as quadras, colocando ponto final a uma carreira de mais de 20 anos, marcada por um título mundial e um bronze olímpico.
Porém, até o dia 27 de fevereiro, data da final, a veterana quer curtir todos os momentos. A começar pela partida de estreia na Liga, neste sábado, às 17 horas, contra o Santo André.
– Estou feliz de voltar ao país após sete anos fora. Estou contente com este projeto da Liga. O basquete brasileiro estava precisando de algo assim – disse a jogadora.
Helen sabe, entretanto, que um longo caminho terá de ser percorrido para a afirmação da Liga, que antes mesmo do início teve a desistência de dois clubes: o Vasto Verde (SC) e o Botafogo (RJ).
Para poder contribuir com esta reviravolta do basquete feminino, Helen já tem um plano para quando deixar as quadras. Quer se tornar dirigente, assim como aconteceu com a ex-companheira de Seleção Hortência Marcari.
– Assim que parar, vou estudar e depois quero assumir um cargo administrativo, ajudar com a visão que tenho do tempo que passei fora do país – disse a veterana.
Porém, enquanto não chega a hora de dizer adeus, Helen faz planos ambiciosos e sonha com a conquista do terceiro título brasileiro – venceu em 1999 e 2000.
Em um campeonato com seis equipes paulistas, a armadora sabe que dificilmente o Estado não ficará com a taça. Sabe também que sua equipe, atual campeã estadual, larga como uma das favoritas ao título.
– Se você olhar o que conquistamos até agora, somos favoritos sim – completou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.