Notícias

Esportes  | 27/10/2010 13h10min

Auxiliar de Renato, Andrey Lopes destaca importância de jogadores formados no Grêmio

Profissional acredita que atletas como Pessali e Mateus Magro têm condições de subir na próxima temporada

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Compartilhar

O atual grupo profissional do Grêmio tem 13 jogadores que atuaram na base clube: Adilson, Bergson, Fernando, Busatto (goleiro), Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Matheus (goleiro), Maylson, Neuton, Roberson, Saimon, Wesley e Willian Magrão. Contando o goleiro Tiago, que está treinando com o plantel, são 14. A maioria já teve oportunidade de atuar em jogos importantes.

O auxiliar técnico Andrey Lopes conhece bem cada um deles. O profissional era técnico dos juniores e hoje trabalha com Renato e Alexandre Mendes no grupo principal. Para a próxima temporada, ele imagina que mais atletas subam.

– A ideia é que possam subir, tanto o Pessali como o Mateus. O Pessali (meia) treinou com o Auturori, e o Mateus (Magro, volante) jogou no profissional do Novo Hamburgo, tem experiência – apostou Andrey, se referindo a dois atletas que já têm 20 anos.

 

Pessali é uma das promessas
Foto: Charles Guerra.

 

Atualmente, a torcida gremista também comenta positivamente sobre o lateral-direito Spessato (19 anos) - que nos últimos dias passou por uma cirurgia no joelho e deve ficar cerca de seis meses em recuperação. Outra revelação é o zagueiro Gerson (18), que renovou contrato até setembro de 2014. Andrey Lopes ainda destaca o meia Emerson, de 18 anos, como uma das promessas.

– Todos eles têm condições de subir e dar um retorno. O Grêmio, como um tradicional formador, tem esse trabalho na base, mesmo com esses atletas que já estão há mais tempo no grupo. Cada um a seu tempo, uns amadurecem mais rápido que os outros. Quando o jogador sobe, a diferença é muito grande em relação à base, tem uns que levam mais tempo para se adaptar – comentou o auxiliar.

Na Copa Ênio Costamilan, o time B do Grêmio foi eliminado pelo Novo Hamburgo nas quartas de final da competição. Foram duas goleadas para o Novo Hamburgo. No Olímpico, derrota por 4 a 1. No Estádio do Vale, 4 a 0. O desempenho ruim da equipe na competição, para Andrey, se deve a uma junção de vários fatores.

– É o conjunto da obra. A competição em si é muito dura, é profissional, então é difícil. A equipe do Grêmio é muito jovem, e a chave dificultou também. A mudança de comando técnico também acaba afetando um pouco, mesmo que a gente siga uma linha de trabalho no clube – avaliou.

 

Andrey Lopes na casamata
Foto: Tatiana Lopes.


 

O trabalho com Renato

Quando Silas saiu do Grêmio, Andrey Lopes foi chamado pela direção para treinar a equipe profissional até a chegada de Renato. No primeiro jogo do novo comandante, contra o Goiás, pela Copa Sul-Americana, o hoje auxiliar participou da preparação da equipe, que acabou sendo eliminada com a derrota de 2 a 0.

Antes da partida, Andrey conversou sobre o time com Renato por telefone, e depois pessoalmente, na sua chegada. Passado o tempo inicial de adaptação, o Grêmio engrenou e conseguiu a tão sonhada sequência de bons resultados. Hoje, o grupo sonha com vaga na Libertadores e até com título.

– O Renato tem uma grande participação. O mérito também é dos atletas, que souberam captar, ler o que ele vinha passando, mas ele conseguiu dar um padrão de jogo ao time, ele teve uma parcela grande e contou com a compreensão dos jogadores – comentou Andrey, que se sente parte da retomada tricolor:

– Estou bem inserido no contexto, sempre dando suporte para ele, que é o comandante, sempre dando minha opinião e trocando ideias – destacou.

 

Andrey Lopes com Renato no treino
Foto: Tatiana Lopes.

 

A nova gestão, que vai assumir o comando do futebol gremista em 2011 e 2012, capitaneada pelo presidente Paulo Odone, dará atenção especial também à categoria de base. Andrey Lopes salienta que o clube sempre se preocupou com a formação de atletas.

– É de fundamental importância, em todos os títulos que o Grêmio conquistou de expressão havia jogadores formados na base na equipe. Mesmo com esse grupo que está aqui no profissional, oriundos da base tem 14 atletas. Qual clube do Brasil tem isso? – questionou.

As conversas entre Renato e a nova direção do Grêmio sobre uma renovação de contrato do treinador com o clube já começaram. O projeto é de mais dois anos. O comandante, por enquanto, vai focar na reta final do Brasileirão. Seu empresário vai participar das próximas reuniões.

Caso Renato acerte a renovação, começará a avaliar o grupo de jogadores, e aqui entrará também uma análise de jogadores da base.

 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.