Esportes | 26/10/2010 07h51min
>>> Na Rede: Você gostou da pré-lista para o Mundial?
Com o fracasso da última tentativa de acordo de união, a eleição para presidente do Inter dia 8 de novembro, no Conselho Deliberativo, terá mesmo três candidatos: dois pela situação, Giovanni Luigi e Pedro Affatato, e um de oposição, Sandro Farias.
Nem mesmo o apelo feito por influentes políticos gaúchos vinculados ao Inter, para que Vitório Piffero engatasse um terceiro mandato e mantivesse a unidade do clube, reconciliou os movimentos políticos do Beira-Rio. Sem outra alternativa, o Inter viverá uma eleição às vésperas do Mundial.
O movimento pela reeleição de Piffero foi deflagrado no sábado. Um churrasco no salão de festas do prédio do deputado estadual Frederico Antunes (PP) varou a madrugada e reuniu o presidente e Fernando Carvalho com políticos colorados, como o senador Pedro Simon (PMDB), os deputados federais Ibsen Pinheiro (PMDB), Manuela D’Ávila (PC do B) e Beto Albuquerque (PSB), o deputado estadual Adão Villaverde (PT) e o vice-presidente regional do PP, Celso Bernardi.
Depois do jantar, Piffero e Carvalho fizeram outra reunião. Horas depois, na manhã de domingo, o presidente recebeu em sua casa os principais articuladores da candidatura de Luigi (Roberto Siegmann e Luciano Davi, dois líderes do Inter Grande, e Luís César Souto Moura, líder do Coração Colorado). Ao trio, confirmou que resistiria aos apelos. A ideia de reeleição estava enterrada.
– Foi uma tentativa de boa fé dos políticos, mas ela ocorreu tarde demais. Seria bom para evitar o racha, mas o racha já existe, não há mais como abrigar todos sob o mesmo guarda-chuva – avisou Siegmann ontem.
Siegmann assegura que ainda resta uma chance de consenso na situação. Mas para isso, Affatato deveria abortar sua candidatura, cujo lançamento pelo União Colorada será amanhã. O cargo oferecido, no entanto, inviabiliza qualquer acordo. Affatato, atual vice de finanças e primeiro vice eleito, deveria aceitar um lugar na comissão obras de reforma do Beira-Rio visando à Copa de 2014:
– Assim, poderíamos construir uma chapa conjunta – sugeriu Siegmann.
Affatato mantém sua candidatura. Veja o que argumenta o candidato na edição desta terça de Zero Hora.
Entenda a eleição
- Serão três candidatos: Giovanni Luigi, Pedro Affatato e Sandro Farias
- O primeiro turno será dia 8/11
- Para chegar ao segundo turno, é preciso alcançar 25% dos votos do Conselho, ou 86 votos
- Caso os três superem a cláusula de barreira, passam os dois mais votados
- Siegmann projeta mais de 150 votos para Luigi no Conselho
- Affatato conta com apoio do movimento Ação Independente Colorada e parte da oposição. Garante passar de cem votos
- Sandro Farias, do movimento Convergência Colorada, conta com 84 cadeiras. Ontem, definiu Berenice Corsetti, 64 anos, como candidata à segunda vice
- O segundo turno será dia 4/12. No mesmo dia serão renovadas 150 cadeiras do Conselho
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.