| 09/10/2010 15h21min
Esqueça Pedro e Bino e suas carretas de design primário. O clima da F-Truck, que estreia no Velopark neste domingo, às 14h, está longe do estereótipo do mundo dos caminhoneiros retratado na série de TV.
Os caminhões, a despeito da falta de charme dos que são vistos nas estradas, lembram carros tunados. Em modelos adaptados para um piloto, ostentam cores fortes e potência semelhante a de um modelo de F-1.
Foi num modelo original — sem modificações no motor — dos que disputam a categoria que ZH acompanhou na sexta-feira a primeira passagem de Felipe Giaffone, atual campeão e líder do campeonato, pelo circuito de Nova Santa Rita.
Piloto de Fórmula Truck anda pela primeira vez na pista de Velopark
De calça jeans, tênis com amortecedor, relógio esportivo e casaco da equipe, o paulista também se difere do motorista de caminhão, normalmente um homem simples.
Giaffone conduziu a reportagem a uma altura a quase dois metros do chão por cerca de 10 minutos. Acostumado a bem mais que os 40km/h indicados pelo velocímetro, ignorou o estranhamento da equipe de ZH em estar andando de caminhão em pista de corrida. O efeito causado pelas dimensões avantajadas de um caminhão no circuito é perceptível. No ápice do passeio, o velocímetro marcou 60km/h. A sensação dentro do veículo — pelo menos quatro vezes mais lento que durante a prova — porém, era de alta velocidade.
Ainda assim, Giaffone parecia não fazer esforço.
— Os comandos são muito leves e não exigem quase nenhum preparo físico do piloto, diferentemente das outras categorias. Mas eu acho que praticar exercícios é importante para a mente — conta o paulista de 35 anos.
Ex-piloto de F-Indy, Giaffone compartilhou de um estranhamento parecido com o da reportagem ao ingressar na categoria, em 2005. Tão distante do chão e com espaço de sobra, levou alguns meses para se adaptar às novas proporções do companheiro de trabalho.
Mas contou com a experiência das pistas para compensar a falta de vivência na estrada. Seu desempenho, vitorioso, seduziu outros colegas. Hoje, pelo menos cinco dos 10 primeiros colocados na competição vieram de outras modalidades do automobilismo. Uma terceira categoria engloba pilotos novos, que saíram do kart direto para os caminhões.
— A Truck foi a primeira categoria em que entrei num autódromo sem conhecer ninguém. Hoje está misturada, mas sempre tem umas manias que identificam o pessoal mais antigo, como colocar o macacão por cima da roupa. Isso é coisa de caminhoneiro — brinca.
Giaffone mais rápido
O atual líder do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula-Truck, o paulista Felipe Giaffone foi o mais rápido ontem, no primeiro dia de treinos livres para a oitava etapa de 2010. Giaffone fez a volta mais rápida em 1min09s146. A vantagem do líder sobre o segundo foi acima de um segundo. O pernambucano Beto Monteiro marcou 1mim10s222.
— Foi um bom começo. É animador ver que o caminhão teve uma adaptação perfeita na nova pista — disse Giaffone.
O paulista é líder do campeonato com 137 pontos. O segundo colocado é o seu companheiro de equipe Valmir Benavides com 117. A prova será amanhã, às 14h.
Surpresa na Stock
O paranaense Júlio Campos surpreendeu e fez o melhor tempo no primeiro dia de treinos livres para a etapa de abertura dos playoffs da Stock Car no autódromo Ayrton Senna, em Londrina, Paraná. Apesar da boa performance, ele não está entre os 10 pilotos que disputam o título nessas últimas quatro corridas da temporada. Londrina recebe a nona etapa do calendário da Stock Car, a primeira dos playoffs. Tricampeão, Cacá Bueno conseguiu a melhor colocação entre os 10 participantes dos playoffs, ao terminar o dia em segundo lugar (1min11s157). Já Ricardo Maurício, que lidera o campeonato, ficou com a quinta posição na somatória dos dois treinos livres desta sexta (1min11s547), atrás também de Giuliano Losacco e Tiago Camilo. Hoje, haverá mais um treino livre em Londrina, a partir das 8h10min. A largada da corrida será amanhã às 11h30min.
F-Truck no Velopark
Domingo, 14h
Velopark
Tabaí-Canoas (BR-386), Km 428
Nova Santa Rita
Ingressos a R$ 25 na bilheteria do autódromo. Estudantes pagam meia-entrada. Idosos e crianças até oito anos não pagam.
ZH acompanhou na sexta-feira a primeira passagem de Felipe Giaffone, atual campeão e líder do campeonato, pelo circuito de Nova Santa Rita
Foto:
Fernando Gomes
/
clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.