Mundo | 06/10/2010 20h02min
Os 33 mineiros que poderão ser resgatados nos próximos dias usarão óculos especiais para se proteger da luz do sol no momento de saírem à superfície, após permanecerem debaixo da terra e com pouca luz durante mais de dois meses, disse uma fonte oficial.
— O benefício (dos óculos) é que eles filtram a luz do sol. Não causam nenhum tipo de problema — afirmou esta quarta-feira Alejandro Pino, gerente regional da Associação Chilena de Segurança (ACHS), na mina San José, 800 km ao norte de Santiago, onde os mineiros estão a 700 metros de profundidade.
Quando chegar à superfície, cada mineiro receberá os óculos de proteção da a fim de evitar qualquer dano ocular provocado por exposição à luz do sol, disse o gerente da ACHS, entidade privada encarregada de administrar o Seguro Social contra Riscos de Acidentes de Trabalho no Chile. Os óculos "protegem contra todos os raios ultravioleta, contra todos os graus de luz que há, contra luzes muito fortes e permitem a adaptação gradativa do olho à luminosidade, depois de um longo tempo na penumbra ou com pouca luz".
O equipamento foi doado por uma empresa americana e no mercado custa 450 dólares.
Os mineiros poderiam ser resgatados na próxima semana, depois de permanecerem presos por um deslizamento no interior da mina, em 5 de agosto. Após saírem à superfície, os trabalhadores serão atendidos em um hospital de campanha, instalado nas imediações da jazida. Em seguida, se reunirão com familiares e posteriormente serão levados de helicóptero para o hospital do povoado vizinho de Copiapó.
Em gráfico, veja como é a mina e entenda as operações de resgate.
Caminhões carregados com máquinas que trabalharão no resgate chegam ao acampamento diariamente
Foto:
AFP PHOTO/Ariel MARINKOVIC
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.