Notícias

 | 01/10/2010 18h07min

Após nova pane, Concepa suspende içamento do vão móvel no domingo de eleições

Congestionamento chegou a mais de 15 quilômetros nesta sexta-feira em função da falha no sistema de freios

Após pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), a Concepa informou à Capitania dos Portos que está suspenso o içamento do vão móvel da ponte do Guaíba no domingo de eleições. A medida é adotada em função do risco de novos problemas.

Técnicos da concessionária, que administra a BR-290 e a freeway, ainda trabalham nos reparos. A origem do problema já foi identificada e deve ser solucionada em breve.

Na manhã desta sexta-feira, uma falha no sistema de freios enguiçou o vão móvel. Mais de 70 pessoas precisaram concluir o baixamento da estrutura de forma manual, com o uso de uma manivela.



O diretor de engenharia e operações da Concepa, Thiago Vitorello, confirma que o problema ocorreu durante a descida, quando o vão móvel estava a 16 metros do nível.

— Essa paralisação foi causada pelo fechamento dos freios, no sistema de bloqueio, pois o sinal de comando da cabine até os motores e equipamentos não estava chegando — explicou Vitorello.

A Concepa reconhece que a estrutura da Ponte do Guaíba é antiga e está sujeita a problemas. Um deles é o atrito no movimento da estrutura, que teria começado após acidente em abril de 2008, depois que um navio colidiu no vão móvel.

A concessionária pretende, em até três meses, implementar um sistema digital para monitorar as operações e identificar problemas com antecedência.

Transtornos nesta sexta-feira

Após mais de quatro horas enguiçada, a Ponte do Guaíba voltou ao nível normal e teve o trânsito liberado por volta das 13h45min. Um congestionamento de mais de 15 quilômetros se formou na BR-290 durante o conserto do problema.

O tráfego na freeway também ficou congestionado, o que refletiu na BR-116, em Canoas, e nas saídas da Capital.



Em meio ao congestionamento, cinco resgates foram realizados com ajuda de um helicóptero. Foram três gestantes, uma pessoa que tinha cirurgia marcada e um detento, que estava foragido Penitenciária Estadual do Jacuí e foi flagrado em meio aos carros presos ao tráfego.

Além disso, outras cinco pessoas passaram mal e precisaram de atendimento médico de uma ambulância. Um técnico da Concepa também passou mal durante o conserto da ponte e precisou ser atendido por socorristas.

Histórico de problemas

Em julho, problemas em dois parafusos do vão móvel fizeram o equipamento enguiçar e causaram um megacongestionamento de mais de duas horas e meia nos dois sentidos do acesso.

Em meio ao tumulto causado pelo congestionamento, fatos curiosos chamaram a atenção de quem estava na região. Durante alguns minutos, o trânsito teve de ser interrompido na freeway para que um helicóptero resgatasse mulher que estava em trabalho de parto.



A Polícia Rodoviária Federal também teve de atender dois casos de pessoas que passaram mal e tiveram que ser levados para hospitais de Porto Alegre. Outro incidente ocorreu com um jovem de 14 anos que ficou separado de sua mãe, Sandra.

Everton Borba de Oliveira estava em um ônibus, e voltava da consulta do dentista, em Porto Alegre. Sandra estava indo trabalhar na Capital, quando a ponte enguiçou.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/8684388.jpg

— Ela ficou de um lado, eu de outro. Abanei para ela. Minha tia viu ela na TV e me ligou, estava com medo que ela caísse porque estava muito perto da beira — disse o adolescente.

Confira como foi a cobertura
em tempo real nesta sexta-feira:

ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

01/10/2010 09h50min
Pane no vão móvel da Ponte do Guaíba causa colapso no trânsito da Região Metropolitana
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.