Notícias

Mundo  | 12/09/2010 19h19min

Tropas da Otan ficarão no Afeganistão pelo tempo que falta, afirma secretário-geral

Fogh Rasmussen declarou que os talibãs não voltarão a tomar o poder pela força

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou, em uma entrevista publicada neste domingo, que as tropas da Aliança Atlântica permanecerão no Afeganistão "pelo tempo que ainda falta para concluir o trabalho".

— A derrota não é uma opção, nós venceremos. Os talibãs nunca vencerão nem voltarão a tomar o poder pela força. Jamais deixaremos que a Al-Qaeda tenha um refúgio no Afeganistão. Nós ficaremos — declarou ao jornal espanhol ABC.

— Estamos fazendo progressos em todo o país, temos a estratégia correta, as forças necessárias, avançamos sobre o terreno. A Al Qaeda já não tem esconderijos seguros em todo o Afeganistão; estão sendo pressionados por todos os lados, especialmente em seus pontos fortes, como a província de Helmand e em Kandahar. Ou seja, os talibãs podem armar bombas, assassinar, aterrorizar, mas não podem vencer — destacou.

O secretário geral da Otan disse ainda que 2011 não será o ano da "retirada" das tropas ocidentais do país.

— Nós não vamos sair do Afeganistão no ano que vem. O que faremos é começar um processo gradual para entregar a responsabilidade da manutenção da segurança para os afegãos, quando as condições assim o permitirem. É isso que vai ter início no ano que vem — explicou.

Os Estados Unidos e a Otan mantêm mobilizados no Afeganistão 150.000 militares.

AFP
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.