Notícias

Geral  | 02/08/2010 10h47min

Pelo menos quatro cidades gaúchas registram temperatura negativa nesta manhã

Quaraí, Cambará do Sul, Santana do Livramento e Bagé cravaram as menores medições de hoje

Atualizada às 11h01min

Ao menos quatro cidades gaúchas registraram temperatura negativa na manhã desta segunda-feira. A menor medição foi registrada na Serra, em Cambará do Sul, que cravou -2,7ºC. Na Fronteira Oeste, duas cidades marcaram frio intenso: Quaraí (-0,4ºC) e Santana do Livramento (-0,1ºC). Bagé, na região da Campanha, fecha a lista, com -1,3ºC.

Como está o clima na sua cidade? Mande fotos

Segundo a Central de Meteorologia, ao longo da manhã outras 10 cidades apresentaram temperatura perto da faixa do 0ºC: Canguçu (0ºC), Camaquã (1,1ºC), Cruz Alta (1,3ºC), Soledade (0,4ºC), Palmeira das Missões (1,5ºC), Canela (1,2ºC), Bom Jesus (0ºC), Lagoa Vermelha (0,8ºC), Ibirubá (1,4ºC) e Santa Maria (1,3ºC).

Em relação à sensação térmica, o aumento do vento proporcionou frio intenso. Nas cidades em que a RBS possui estação meteorológica, ao longo da manhã, as medições em Passo Fundo (-1,8ºC) e Erechim (-1,3ºC) foram além do 0ºC.

Acompanhe a meteorologia em tempo real

Frio no posto de saúde em Erechim

A dona de casa Terezinha Samuel, 53 anos, precisou enfrentar o frio para buscar atendimento médico no posto de saúde do centro de Erechim. Mantas, toca e luvas foram sua arma contra o frio na manhã. Mesmo com a chegada do sol fraco, a temperatura subiu aos 4,9 ºC.

Em Passo Fundo a situação é semelhante. Os 2,1ºC registrados às 8h25min, mínima do dia até agora, foram intensificados pelo vento. A sensação términa foi de 0,6ºC nesta manhã. As crianças que retornaram às aulas depois das férias de inverno precisaram se agasalhar para enfrentar a rotina de volta às escolas.

Previsão para hoje

Durante a tarde o sol predomina no Rio Grande do Sul, mas com a predominância do vento minuano a temperatura sobe lentamente e a sensação de frio permanece. A temperatura máxima não passa dos 13°C em geral no Rio Grande do Sul. Após o pôr do sol, a temperatura deve baixar rapidamente.

Frio deve durar até quarta

O frio será intenso em grande parte das regiões do Estado até quarta-feira. No entanto, áreas de instabilidade irão avançar já durante a madrugada levando nuvens e chuva leve em direção a Serra, o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre inibindo um pouco a queda das temperaturas. No Oeste e Sul, segue o tempo mais seco, com potencial de formação de geadas.

Alerta para ciclone extratropical

Na quinta-feira, áreas de instabilidade dão origem a um ciclone extratropical no Norte do RS, próximo ao oceano, e esse sistema suga toda a umidade em direção ao mar na sexta-feira. Assim, a quinta-feira será de instabilidade, com muitas nuvens e pancadas de chuva na metade leste do Estado. Há risco de ventos fortes.

Saiba como calcular a sensação térmica:
 

Leia mais
>> Temporada de chuvas aumenta infiltração
>> Cuidados durante a construção diminuem umidade
>> Sonho de consumo: máquina que lava e seca roupas

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.