Notícias

 | 29/07/2010 08h

Quinta-feira fica ensolarada e mais quente em SC

Temperaturas estarão mais altas do que o normal para esta época do ano em algumas cidades

Cansado do frio intenso de inverno? Se sim, trate de aproveitar os próximos dias. Pelo menos até sexta-feira, Santa Catarina deve registrar temperaturas acima do normal para esta época do ano em boa parte das cidades.

Nesta quinta, as máximas atingem entre 22 graus Celsius (ºC) e 25ºC na maioria das regiões. A alta nas temperaturas é provocada pela chegada de um ar mais quente vindo do Centro do país e o enfraquecimento da massa de ar frio que atuava no Estado.

A condição faz com que a quinta-feira tenha sol entre nuvens em todas as regiões. Apenas nos municípios entre a Serra e o Sul as primeiras horas do dia têm maior nebulosidade, enquanto nos demais municípios o sol já aparece desde cedo. A possibilidade de chuva é reduzida.

O perdomínio de sol e o ar mais quente fazem com que as temperaturas atinjam marcas agradáveis ao longo do dia. As máximas à tarde podem chegar a 26ºC em Chapecó, 25ºC em Blumenau e Criciúma, 23ºC em Joinville e Joaçaba, 22ºC em Florianópolis e 20ºC em Lages.

Sexta-feira

O calor fora de época deve seguir na sexta-feira, quando as temperaturas podem ficar ainda mais altas. O tempo continua firme e ensolarado.

O aquecimento perde força entre sábado e domingo. O fim de semana deve terminar com chuva e a volta do frio, com a chegada de uma nova massa de ar polar, adianta Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.

Veja no gráfico a previsão para SC

Saiba como calcular a sensação térmica

Clique e navegue no site das Estações Meteorológicas

La Niña

O resfriamento da temperatura do oceano na linha do Equador, na faixa entre o Continente Americano e a Oceania, deve influenciar as condições climáticas em Santa Catarina nos próximos meses — fenômeno conhecido como La Niña.

Segundo Puchalski, a água nesta parte do mar está até -3,5ºC abaixo do normal. Com isso, os meses de agosto e setembro deve ter predomínio de tempo seco, intercalando períodos curtos com chuva significativa no Estado. 

— Deve chover menos que o normal para esta época do ano e as temperaturas ficam um pouco mais baixas — adianta o especialista.

Já em outubro, quando a influência do fenômeno deve atingir seu auge, explica, a condição muda um pouco. O mês deve ter chuva abaixo da média e temperaturas mais altas do que o normal. Há o risco de perdas na agricultura e a ocorrência de queimadas, por causa do tempo seco.

Leia mais
>> Temporada de chuvas aumenta infiltração
>> Cuidados durante a construção diminuem umidade
>> Sonho de consumo: máquina que lava e seca roupas

DIARIO.COM.BR
Guto Kuerten / 

Tempo firme e ensolarado beneficia atividades ao ar livre
Foto:  Guto Kuerten


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

28/07/2010 21h26min
Tempo fica seco nesta quinta-feira em Santa Catarina
28/07/2010 07h59min
Frio perde força a partir desta quarta-feira em Santa Catarina
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.