Notícias

 | 23/07/2010 22h08min

Primavera deve ser mais seca em Santa Catarina

Chuva pode ficar abaixo da média prevista

A primavera em 2010, entre os dias 23 de setembro e 21 de dezembro, pode ser mais seca em Santa Catarina, com chuva entre a média ou abaixo nos meses de agosto, setembro e outubro, em especial no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

A previsão indica chuvas mal distribuídas, intercaladas com tempo firme e seco, e predomínio de sol. Os temporais, que são típicos nesta época do ano, também devem ocorrer, mas com menor frequência.

Para a estação, também está previsto o chamado frio tardio, pois o inverno pode se estender até o início da primavera, com chance de neve ainda em agosto e de geada até outubro.

Riscos de incêndio

Nos períodos sem chuva, o solo fica bastante seco. Com a umidade baixa do ar, podem ocorrer focos de incêndio, como explica a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas no Estado.

Influência do fenômeno La Niña

A primavera este ano será influenciada pelo fenômeno La Niña, que deve ter intensidade fraca a, no máximo, moderada durante a estação.

Este fenômeno caracteriza-se por um resfriamento anormal de 1 a 2 graus Celsius (ºC) das águas no Oceano Pacífico. Ele deixa o tempo frio e seco no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto leva chuvas para o Norte e Nordeste do Brasil.

Veja no gráfico a previsão para SC

Saiba como calcular a sensação térmica

Clique e navegue no site das Estações Meteorológicas

 

DIARIO.COM.BR
Alan Pedro / 

Sol deve predominar durante a primavera em Santa Catarina. Na imagem, o pôr do sol em Chapecó, no Oeste, onde a chuva pode ficar abaixo da média
Foto:  Alan Pedro


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.