| 14/07/2010 18h38min
A Dallara venceu a concorrência com outros fabricantes de chassis e continuará sendo a fornecedora oficial dos carros da Fórmula-Indy a partir de 2012. O novo modelo foi apresentado nesta quarta-feira.
O novo do carro será mais arrojado do que o atual, que vem sendo usado desde 2003, e conta com um desenho que visa a impedir que as rodas se toquem durante uma disputa entre dois pilotos na pista.
A escolha foi feita por um comitê composto por especialistas, como Gil de Ferran (ex-piloto), Brian Barnhart (presidente de competições da categoria) e Tony Cotman (consultor da categoria), e liderado pelo General William R. Looney III.
O novo chassi vai custar US$ 385 mil (cerca de R$ 680 mil), em torno de 45% mais barato do que os carros atuais. As equipes sediadas em Indiana terão um desconto de US$ 150 mil para os primeiros 28 carros comprados.
Os pacotes aerodinâmicos chegarão ao preço máximo de US$ 70 mil (R$ cerca de R$ 123 mil). Os kits aerodinâmicos poderão ser feitos por qualquer empresa e até mesmo pelas próprias equipes da Fórmula-Indy, desde que sejam aprovadas nas inspeções.
Segundo os organizadores da categoria, a principal preocupação foi escolher um bólido que conciliasse segurança e versatilidade. O brasileiro Tony Kanaan ficou satisfeito com a escolha da fabricante italiana.
— Estou muito feliz pela continuidade da Dallara na Fórmula-Indy. Eles já salvaram minha vida algumas vezes. Fico contente, pois o ponto crucial da escolha foi nossa segurança — comemorou.
Swift, Lola e as novatas BAT e Delta Wing concorreram com a Dallara, e, apesar de derrotadas, receberam uma espécie de prêmio de consolação. Cada uma dessas empresas irá desenvolver peças aerodinâmicas a serem usadas no novo carro.
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