Notícias

 | 12/07/2010 12h48min

Vendaval destrói casas, derruba postes e árvores e deixa milhares sem luz no Rio Grande do Sul

Fortes ventos atingiram o Estado no início da manhã de segunda-feira

Dez minutos. Este tempo foi o suficiente para o vento e a chuva causarem estragos e deixarem milhares de gaúchos sem luz na manhã desta segunda-feira. O temporal que antecede uma onda de frio no Rio Grande do Sul começou ainda na noite de domingo.

Mas, foi no fim da madrugada, entre 6h e 6h10min, que fortes rajadas de vento varreram telhados de casas, derrubaram postes e árvores e provocaram caos no trânsito.

Canoas

Em Canoas, o vento de 96,4 km/h castigou os moradores. Nas ruas, o rastro de destruição era percebido já na BR-116, onde galhos de árvores arrancados pelo vendaval foram parar na pista da rodovia.



Nos bairros Olaria e Estância Velha, cerca de 100 casas foram destelhadas. Um idoso de 81 anos chegou a ficar preso em casa devido à queda de uma árvore no seu quarto. Em um condomínio proximo à Rua Rosa Cruz, apartamentos foram destelhados.

Os bombeiros atenderam a um total de 80 chamados. Os registros tiveram de ser feitos em papel, pois o quartel da corporação sofreu danos.



Além dos danos às moradias, houve chamados por quedas de árvores e postes. A maior parte da cidade ficou sem luz devido aos fortes ventos.

Porto Alegre

O vendaval na Capital deixou vários bairros sem luz e tumultuou o trânsito durante a manhã. Os problemas ocorreram em quase toda a cidade.



Os bombeiros registraram quedas de árvores sobre fios da rede de energia, além de alagamentos em pontos isolados. Uma árvore de grande porte caiu na Rua José Bonifácio.



Tramandaí

A rajada de vento mais forte foi registrada em Tramandaí: 105 km/h. Alguns estandes da Festa Nacional do Peixe, feitos de estrutura metálica e lona, foram danificados. Segundo a prefeitura, a situação já estará normalizada até a abertura da festa, quarta-feira.

Houve ainda registros de pontos isolados de falta de luz e algumas quedas de árvore no município.

Santa Cruz do Sul

De acordo com a Defesa Civil do município, houve estragos nos bairros Bom Jesus, Imigrantes e Cíntia. No Bom Jesus, uma residência foi totalmente destelhada e os destroços atingiram outras duas casas. A Defesa Civil ainda não contabilizou os danos nas outras localidades.

Santa Maria



Os bombeiros de Santa Maria receberam chamados de moradores que relataram problemas em função do vento. Na Avenida Osvaldo Cruz, duas árvores caíram, danificando duas casas. Os galhos de uma delas quebrabram o telhado de uma das residências, causando alagamento em uma peça da moradia.

Chuva intensa

O temporal acumulou mais de 80 mm de chuva em Santana do Livramento. A temperatura na cidade também caiu. Os termômetros marcavam 6,5ºC no fim da manhã de segunda-feira.

Veja os acumulados de chuva entre 9h de domingo e 9h de segunda-feira:

Santana do Livramento - 80,4 mm
Bagé - 68,3 mm
Santa Maria - 57 mm
São Luiz Gonzaga - 53,5 mm
Cruz Alta - 36,4 mm
Porto Alegre - 28 mm

Possibilidade de neve

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para ocorrência de neve durante a próxima madrugada. O fenômeno pode acontecer na Serra Gaúcha e no Planalto Sul de Santa Catarina.

ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.