Notícias

Clima  | 12/07/2010 10h13min

Após tempestade de 28 horas, Chile enfrenta camada de 1,5 metro de neve

Em Coyhaique apenas 40% da população conta com energia elétrica em casa

Segundo o jornal El Mercurio, do Chile, uma forte nevasca que durou 28 horas e atingiu a região sul do país neste fim de semana deixou algumas áreas sem eletricidade e com as estradas completamente bloqueadas.

Em áreas mais críticas, como Coyhaique, apenas 40% da população conta com energia elétrica em casa e cerca de mil pessoas esperam para sair ou entrar na região via aérea, no aeroporto de Balmaceda, que está fechado.

A nevasca deixou as áreas de Coyhaique e Aysén debaixo de 1,5 metro de neve. Para estas regiões, segundo o El Mercurio, esperam-se temperaturas de -15ºC para os próximos dias.

O jornal chileno La Tercera afirmou que as estradas rurais e urbanas da região sul do país estão "cobertas por uma capa de gelo". Equipes de emergência trabalham para desbloquear os acessos às cidades e restaurar a energia elétrica na região de Coyhaique.

Ne Argentina, sensação térmica é negativa 

Conforme o jornal La Nación, da Argentina, a sensação térmica nesta manhã em Buenos Aires alcançou -0,4ºC. Assim como os gaúchos, moradores do país vizinho também sentiram as temperaturas amenas dos últimos dias e foram pegos de surpresa com a chegada do frio intenso. Em algumas cidades, as mínimas chegaram a estar abaixo de zero nesta madrugada.

O ar polar que deve durar toda a semana e atinge a campanha gaúcha também se encontra no Chile, Argentina e Uruguai. A extensão do ar frio poderá chegar aos oito mil quilômetros e trará temperaturas baixas do extremo sul da Argentina até o Estado do Acre.

A partir da madrugada de quarta-feira, há previsão de temperaturas recordes em parte da América do Sul e também em Santa Catarina.

Confira no mapa a localização das regiões de Coyhaique e Aysén

Visualizar Regiões de Coyhaique e Aysén enfrentam nevascas em um mapa maior

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.