Notícias

Geral  | 15/06/2010 03h26min

Como o RS enfrentará a segunda onda de gripe A

Em 2009, foram contabilizadas 272 mortes decorrentes da doença no Estado

Apesar da primeira morte de um catarinense por gripe A este ano, registrada no sábado, autoridades e especialistas acreditam que a segunda onda da doença deverá atingir o Rio Grande do Sul com bem menos força do que no ano passado. A vacinação de 4,3 milhões de pessoas mais suscetíveis registrada até ontem, combinada à estimativa de que um milhão de gaúchos já foram expostos ao vírus em 2009, deverá restringir a circulação do H1N1 no Estado.

A Secretaria Estadual da Saúde afirma que a morte do jovem catarinense de 21 anos (que, segundo familiares, não havia se vacinado), registrada em Balneário Camboriú, não altera a expectativa do governo gaúcho: a chamada segunda onda deverá provocar internações e mortes, mas em número bastante abaixo do verificado no ano passado.

Durante 2009, foram contabilizadas 272 mortes decorrentes da nova gripe em solo rio-grandense. Até agora, não houve caso confirmado. O coordenador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, afirma que a ocorrência no Estado vizinho não altera o sistema gaúcho antigripe.

– Nós estamos preparando a prevenção há bastante tempo, vacinamos 90% da nossa meta, preparamos a rede hospitalar e ambulatorial para atender a casos graves. Santa Catarina não muda nossa situação de alerta, até porque o Paraná já registrou bem mais mortes – afirma Paz.

Desde o início do ano, o Paraná contabiliza 12 vítimas da gripe. No ano passado, foram registrados 288 mortos. Paz acredita, ainda, que o trabalho de conscientização sobre medidas preventivas entre a população, como lavar as mãos seguidamente, usar o álcool gel e isolar os doentes suspeitos ajudarão os gaúchos a enfrentar a segunda onda com maior segurança. A secretaria informa não ter estimativa do provável número de casos e de quantos deverão sofrer complicações.

Faixa mais suscetível à doença foi vacinada

A expectativa é compartilhada por especialistas como o infectologista André Luiz Machado da Silva, dos hospitais Santa Casa e Conceição. Para o médico, dois fatores deverão frear o ímpeto da segunda onda.

– Parte da população já foi exposta ao vírus, e a faixa etária mais suscetível a complicações foi imunizada. As metas de vacinação foram atingidas na maioria dos grupos, com exceção da idade de 30 a 39 anos. Isso diminui a circulação do vírus e diminui o número de contaminações – avalia.

A secretaria estima que pelo menos um milhão de gaúchos foram contaminados pelo H1N1 – ainda que muitos nem tenham ficado sabendo –, e já se encontram a salvo de uma nova infecção.


A situação no Sul
RIO GRANDE DO SUL
- Situação: até ontem, o Estado tinha vacinado 4,3 milhões de pessoas, correspondendo a 90% da meta. O objetivo também inclui alcançar no mínimo 80% de cobertura em cada um dos grupos selecionados. Os adultos de 20 a 29 anos (74%) e os de 30 a 39 anos (62%), por exemplo, estavam abaixo do previsto.
- Mortes confirmadas em 2010: nenhuma.
SANTA CATARINA
- Situação: Com 2,8 milhões de pessoas vacinadas, Santa Catarina atingiu o número de doses inicialmente previsto para o público-alvo. Alguns grupos, porém, como os de adultos entre 30 e 39 anos, ficaram abaixo dos 80% estabelecidos como mínimo para cada um dos grupos-alvo. Os adultos de 20 a 29 anos ficaram um pouco abaixo dos 90%.
- Mortes confirmadas em 2010: uma.
PARANÁ
- Situação: havia vacinado 5,2 milhões de pessoas até o início da semana, atingindo 100% da meta prevista. Não alcançou a meta de imunizar ao menos 80% das crianças de dois a quatro anos. Mesmo assim, o Estado bateu o objetivo geral porque outros grupos, como os de doentes crônicos, extrapolaram o número inicialmente previsto.
- Mortes confirmadas em 2010: 12, conforme boletim da semana passada.
Fonte: secretarias estaduais de Saúde de RS, SC e PR e Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.

 

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.