| 08/06/2010 14h39min
Após o corte do atacante Nani por lesão, Portugal enfrentou Moçambique de forma mais leve no amistoso desta terça, em Joanesburgo. Mesmo assim, a equipe europeia derrotou a africana por 3 a 0 com gols de Danny e Hugo Almeida (2).
A partida marcou o retorno do zagueiro Pepe aos gramados. O brasileiro naturalizado português estava parado desde dezembro do ano passado, quando sofreu grave lesão no joelho direito. Ele entrou aos 31 minutos da etapa final, substituindo o volante Pedro Mendes.
A análise tática das 32 seleções da Copa
Este foi o último teste de Portugal antes da estreia na Copa do Mundo, contra a Costa do Marfim, no próximo dia 15. Depois, o time comandado por Carlos Queiroz enfrentará Coreia do Norte e Brasil, nos dias 20 e 25, respectivamente.
O jogo
Em princípio, Nani sequer seria titular na estreia no Mundial - a vaga na ponta-direita seria de Simão. No entanto, o atacante do Manchester United havia demonstrado nos amistosos anteriores estar em grande forma, ao contrário de seu concorrente.
Nesta terça, quem fez a função foi Danny, que costuma jogar centralizado, como um armador. A escolha de Carlos Queiroz deu certo: pela esquerda, o camisa 10 mostrou velocidade, precisão nos cruzamentos e bom passe. Em certos momentos, era quase um volante, ajudando a saída de bola.
Do outro lado, Simão não repetiu a atuação de Danny. Menos acionado do que o companheiro, limitou-se a ocupar a faixa direita do campo, sem buscar o jogo. No primeiro tempo, o atacante apareceu apenas ao tentar fazer um golaço por cobertura. A bola foi para fora.
Enquanto tentava achar alternativas ofensivas para a baixa de Nani, Portugal pareceu ter se esquecido da defesa. Marcando à distância, o time de Carlos Queiroz deu espaços para Moçambique e levou sustos. Hagy chegou a acertar a trave de Eduardo.
A equipe lusitana teve maior controle da partida na etapa final, quando acelerou o ritmo e melhorou sua marcação. O resultado saiu aos sete minutos, quando Danny recebeu ótimo passe de Deco, driblou o goleiro Lamá e abriu o placar.
A comprovação de que o camisa 10 deixou boa impressão foi a substituição feita aos 17 minutos. Simão, apagado, saiu para a entrada de Cristiano Ronaldo. Danny seguiu em campo e retribuiu a confiança aos 30, ao receber na direita e tocar para Hugo Almeida, livre, ampliar. O atacante fechou o placar aos 38, aproveitando rebote de Lamá.
Portugal atuou com: Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Raul Meireles (Miguel Veloso), Pedro Mendes (Pepe) e Deco (Tiago); Simão (Cristiano Ronaldo), Danny (Duda) e Liedson (Hugo Almeida).
Interaja com o conteúdo de Copa no Facebook do clicEsportes
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.