Notícias

 | 02/06/2010 17h10min

Filas e confusão no último dia de vacinação contra a gripe A na Capital

No Centro de Saúde Modelo, a Guarda Municipal teve de ser chamada para conter a população

No Centro de Saúde Modelo, no Bairro Santana, em Porto Alegre, houve confusão no último dia de imunização contra a gripe A. Às 16h30min o posto foi fechado e a Guarda Municipal foi chamada no fim da tarde desta quarta-feira para conter a população que queria receber a vacina.

Pessoas que já tinham senhas e estavam do lado de fora do posto não conseguiram entrar. Foi o caso do auditor Carlos Alberto Silveira, 39 anos, que chegou ao posto às 14h30min e pegou a senha número 612. Silveira diz que foi trabalhar e voltou às 16h30min para receber a dose, mas não conseguiu entrar no centro de saúde.

— Faltou um pouco de bom senso — acredita o auditor.

As pessoas que tentaram retirar a ficha às 16h30min afirmam que foram informadas que a vacinação aconteceria até às 17h, como explica o analista de sistemas Wilin Manteli Júnior, 36 anos:

— Eu tinha informações, que foram divulgadas nos meios de comunicação, que os postos atenderiam até às 17h.

A psicóloga Vanessa Maestrelli, 30 anos, disse que chegou ao local às 16h30min e foi informada que não haveria mais distribuição de senhas:

— Disseram que eu estava atrasada e que deveria ter ido [receber a vacina] há meses. Já havia 500 pessoas dentro do posto com senhas e que não teríamos possibilidade de entrar.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que recebiam a senha eram orientadas a permanecer no posto para esperar a aplicação da dose e quem estava no local, com senha, às 16h30min foi atendido. Ainda conforme a secretaria, "havia cerca de mil pessoas dentro do posto quando as portas foram fechadas, não comportando mais gente no interior do Centro de Saúde Modelo", onde, hoje, foram vacinadas 2,6 mil pessoas.  

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, mais de 3,9 milhões de pessoas foram imunizadas no Rio Grande do Sul desde o início da campanha. A maior preocupação é com os grupos de adultos entre 30 e 39 anos, no qual apenas 56% da cobertura foi atingida e crianças de dois a quatro anos, em que apenas 12,2% da cobertura total havia sido imunizada até a tarde desta quarta-feira. A meta até o fim da campanha, nos dois grupos, era de 80%.

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.