| 27/05/2010 10h02min
O técnico Dunga concedeu na manhã desta quinta (horário de Brasília) a primeira entrevista coletiva na África do Sul. O avião com a delegação pousou às 7h20min no horário local no Aeroporto Internacional de Joanesburgo. O treinador destacou a alegria e a motivação do grupo na busca pelo hexacampeonato. Questionado sobre os amistosos que a Seleção fará contra Zimbábue e Tanzânia, o comandante declarou que esses adversários são importantes por se tratarem de seleções africanas e os jogos servirão para a equipe brasileira recuperar ritmo e aprimorar o posicionamento.
– Temos que recuperar a parte coletiva da Seleção, já que faz muito tempo que não jogamos junto. Saída para o ataque, bola parada ofensiva e defensiva. Em Copa, precisamos ter uma eficiência muito grande para marcar e atacar também, porque as oportunidades são poucas – explicou.
– Queríamos um time diferente, mas nem todo mundo está disposto a enfrentar o Brasil. O importante é pegar ritmo para chegar bem na competição – completou.
Veja como foi a coletiva de Dunga
As avaliações físicas realizadas em Curitiba foram satisfatórias. No caso de Kaká, Dunga esclareceu que o meia está bem, só precisa de mais reforço muscular:
– Nem sempre quando o jogador está com o fisioterapeuta, está com lesão. Pode ocorrer trabalho de reforço muscular, exercícios específicos. O Kaká está nessa fase, trabalhando normalmente. Ele dará continuidade e, como ficou um bom tempo sem treinar, vai sentir um pouco de dor muscular. Vamos dosando para ele estar em ótimas condições no primeiro jogo da Copa – afirmou.
Capitão do tetra, o treinador também foi questionado sobre as semelhanças entre o clima da atual Seleção e a de 94. Dunga diz que o ambiente é parecido apenas em parte:
– Sobre a de 94, o ambiente que aquela Seleção encontrou será muito difícil de se ter novamente no futebol. A polêmica, a crítica eram praticamente desumanas. Estávamos 24 anos sem ganhar. Mas a cobrança que há entre eles aqui é grande, estão todos lutando por espaço no time – enfatizou.
Regras da concentração
Os repórteres brasileiros não deixaram de comentar o fato da rival Argentina ter liberado sexo, churrasco, doces e um eventual copo de vinho na concentração. Para Dunga, durante o período de treinos, as individualidades serão respeitadas.
– Temos que respeitar as individualidades quando estamos concentrados na Seleção. Quando cada um estiver livre, de folga, faz o que quiser. Nem todo mundo gosta de sexo, de vinho, ou de sorvete – afirmou.
A primeira atividade da Seleção na África do Sul está programada para as 9h desta sexta (4h no horário de Brasília).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.