Esportes | 22/05/2010 15h52min
Não é preciso ir à África para sentir um pouco do clima que espera quem se aventurar pelo continente da Copa. Um pulo na periferia de Curitiba, numa úmida e garoante manhã de sábado, e pronto, localizamos um pedacinho da África.
No bairro Vila Zumbi, todos os contrastes que serão vividos por lá estão presentes, pobreza ao lado de condomínios de classe média, gente humilde cruzando com pessoas com mais poder aquisitivo. A realidade aumentada pela presença de membros de delegações africanas que lá estavam para o lançamento do Memorial Africano no Parque Zumbi dos Palmares.
Uma homenagem da "branca" Curitiba aos descendentes africanos que aqui batalham no dia-a-dia da cidade.
Acreditem, lá estava presente até o técnico Ramirez, o uruguaio que perambula pelos times catarinenses e gaúchos. Um negro que faz sucesso nos campos de futebol brasileiro.
No vídeo abaixo, está o nigeriano Kunle, fazendo uma reza, que é também uma saudação, dirigida ao povo brasileiro, em Iorubá, a língua local de Ibadá, provincia da qual ele é "Rei". Junto com ele membros de delegações de vários países africanos trazidos a Curitiba pelos cônsules especialmente para o evento.
Confiram no vídeo a saudação africana a todos nós:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.