| 08/05/2010 13h45min
A nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull se espalha pelos céus europeus, e com ela, o temor do retorno do caos aéreo.
Centenas de voos entre América e a Europa foram cancelados ou tiveram atrasos, uma vez que foram obrigados a desviar das áreas afetadas.
Os voos passaram pelo norte, sobre a Groenlândia, ou pelo sul, sobre a Espanha, provocando um atraso médio de uma hora. A gigantesca nuvem de mais de 2 mil quilômetros se estendia desde a Islândia até Portugal.
Dezenove aeroportos do norte da Espanha permaneceriam fechados no mínimo até o final da tarde deste sábado pelo horário local, incluindo o aeroporto de Barcelona e pelo menos 673 voos foram cancelados.
A agência dos aeroportos de Portugal confirmou neste sábado a suspensão de 104 voos no país. Autoridades portuguesas previam que a situação se normalizaria no início da noite deste sábado. As cinzas vulcânicas se expandiram para o sul da França, levada pelos fortes ventos.
O aeroporto de Marselha teve dezenas de voos cancelados. Mais de 20 voos da Grã-Bretanha aos países ibéricos também foram impedidos de decolar. Alguns aeroportos britânicos e da Irlanda também podem sofrer novos transtornos entre este domingo e o final da próxima semana em consequência da nuvem de cinzas, segundo o Escritório Meteorológico Britânico.
Balcões das companhias ficaram vazios e o painel mostra voos cancelados em Vigo
Foto:
Miguel Riopa, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.