| 08/05/2010 11h09min
A nuvem de cinzas do vulcão islandês que avança pelo norte da Espanha obrigou o fechamento do aeroporto de Barcelona às 13h30min deste sábado (10h30 de Brasília). A previsão é de que o terminal permaneça inoperante até as 20h, no horário local. Assim, sobe para 19 o número de aeroportos fechados. O governo espanhol informou que mais de 400 voos seriam cancelados, afetando quase 40 mil pessoas.
Fontes do organismo oficial que administra os aeroportos espanhóis (AENA) disseram que, após o horário determinado, a manutenção do fechamento dependerá da evolução da nuvem de cinzas, que chegou ao espaço aéreo espanhol por volta das 2h (21h de sexta-feira em Brasília).
A AENA tomou a decisão por indicação da Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol), depois que foi confirmada a direção tomada pelas cinzas surgidas das erupções recentes do vulcão islandês.
A agência europeia informou também que havia "atrasos substanciais" nos voos entre América e a Europa - uma vez que os aviões têm que desviar das áreas afetadas.
A área atingida pelas cinzas se estende da Irlanda até Portugal. A redução do espaço aéreo disponível está afetando os voos com saída ou chegada na Península Ibérica, por isso, poderiam ocorrer atrasos em toda essa região.
As erupções do vulcão islandês continuam e estão provocando uma expansão da zona afetada, especialmente em alturas abaixo dos 20 mil pés, assinalou a Eurocontrol.
Balcões das companhias ficaram vazios e o painel mostra voos cancelados em Vigo
Foto:
Miguel Riopa, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.