Esportes | 29/04/2010 15h02min
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar já definiram a operação especial de trânsito para o Gre-Nal 381, que ocorre no domingo, a partir das 16h, no Olímpico. O jogo definirá o campeão gaúcho de 2010. No último clássico, a circulação de veículos ficou complicada na Avenida José de Alencar por volta das 14h, após bloqueio para a passagem de torcedores do Grêmio. Nesse final de semana, o procedimento será semelhante para o deslocamento de colorados ao Olímpico.
– Há um congestionamento normal. Não tem como evitar trânsito lento nesse tipo de jogo. Sempre se orienta que as pessoas utilizem o transporte coletivo para chegar ao estádio – explicou o major Jairo Oliveira Martins, comandante da operação de trânsito.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), haverá 12 ônibus para as torcidas - 10 para a do Grêmio e dois destinados aos torcedores do Inter. A saída será do Largo Glênio Peres para os gremistas, e da Rua Uruguai para os colorados, a partir das 13h.
As torcidas organizadas do Inter serão escoltadas pela Brigada do Beira-Rio até o Olímpico às 13h. Os colorados seguirão pelo Parque Marinha do Brasil, Rua Botafogo até chegar na Florianópolis, caminhada que deve durar cerca de 40 minutos. Na saída da partida, também haverá escolta no retorno ao Beira-Rio.
– A Avenida Carlos Barbosa, desde a Azenha até a Rua Porto Alegre, a partir das 13h, estará com o trânsito bloqueado (para pedestres e veículos). Ali ficarão os torcedores do Inter. Sendo que o trânsito de pesdestres e veículos estará bloqueado desde a Rua Goiás até a Porto Alegre. Entre a Rua Goiás e a Azenha é permitido somente o trânsito de pessoas. Esse bloqueio vai até após a liberação da torcida do Inter no estádio, cerca de 1h após o jogo – explicou o major Jairo.
O pedido dos órgãos de segurança e da EPTC é para que as pessoas se antecipem e tenham tranquilidade no deslocamento ao estádio:
– Quem não for ao jogo, não utilize a Azenha, Carlos Barbosa, Erico Verissimo e José de Alencar. A partir do meio-dia até o fim do jogo, haverá muito movimento nessas vias próximas ao Olímpico. As opções são Padre Cacique e Terceira Perimetral para ir à Zona Sul. Temos também a Oscar Pereira – orientou o gerente de fiscalização da EPTC, Paulo Gumercindo Machado.
Depois da partida, a Carlos Barbosa estará bloqueada no sentido bairro-Centro, próximo da Rua Porto Alegre. O tráfego será desviado para a Oscar Pereira, Rua Guilherme Schell e Bento Gonçalves. No sentido inverso, Centro-bairro, o tráfego da Carlos Barbosa será desviado para a Azenha e José de Alencar.
A Rua José de Alencar, no Largo dos Campeões, estará bloqueada, entre a Rótula do Papa e Carlos Barbosa. A Avenida Goethe, da Silva Só até a Vasco da Gama, será bloqueada para a comemoração dos torcedores.
Segurança
Pelo menos 250 homens atuarão na segurança do Gre-Nal nas proximidades do Olímpico. Dendo do estádio, serão 290 policiais. Além disso, a Brigada Militar realizará um teste, já em preparação à Copa de 2014.
– O Batalhão de Operações Especiais, o efetivo que estará na parte interna do estádio, não portará armas de fogo, mas armas menos letais, bastão, arma elétrica ou munição antimotim (balas de borracha). O primeiro teste será nesse clássico – afirmou o major Jairo.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.