Notícias

 | 20/04/2010 19h14min

Stock Car: Xandinho prevê confusão nos treinos no Rio Grande do Sul

Excesso de carros e pista curta podem complicar vida dos pilotos

Os treinos classificatórios da terceira etapa da Stock Car podem se transformar em loteria por causa do elevado número de carros que entrarão simultaneamente na nova pista do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O alerta é do paulista Xandinho Negrão, que está preocupado em especial com a primeira tomada classificatória de 20 minutos que reunirá os 34 carros num traçado de apenas 2.086 metros.

— Vamos imaginar esta situação: está ameaçando chover e todos saem ao mesmo tempo dos boxes para tentar aproveitar a volta boa dos pneus zero num circuito curtinho. A chance de dar confusão é grande — explica.

Como prevê o regulamento em caso de locais que estão estreando, serão realizados treinos de reconhecimento na véspera da abertura da programação oficial. Serão 45 minutos para cada um dos dois grupos de 17 pilotos. O Velopark, a 30 km de Porto Alegre, será oficialmente inaugurado pela Stock Car no próximo dia 2 de maio. Xandinho acredita que o tempo é suficiente para a adaptação de pilotos e equipes.

— O traçado tem duas retas e nove curvas. Dá para pegar a mão sem maiores dificuldades — assegura.

O engenheiro de Xandinho na Equipe Medley aponta outros complicadores.

— Dois décimos de segundo deverão fazer uma diferença enorme em termo de colocação no grid. Além disso, o tamanho da pista influenciará a estratégia de parada para o reabastecimento obrigatório na corrida. Como em todos os autódromos, ela levará em conta a posição do piloto na prova e o tamanho do pit lane. O problema é que no Velopark os ponteiros correm o risco de encontrar retardatários antes mesmo da abertura da janela para a entrada nos boxes — observa Thiago Meneghel.

De posse do mapa da pista e levando em consideração os circuitos percorridos neste ano pela categoria - São Paulo e Curitiba -, Meneghel estima que o tempo de volta fique abaixo dos 50 segundos. A melhor referência, no entanto, deve ser mesmo o anel externo da capital paranaense, ainda não utilizado na temporada.

— Esse traçado tem cerca de 500 metros a mais que o Velopark, mas uma média horária muito superior. Além de menor, a maioria das curvas do Velopark é de baixa velocidade.

Miguel Costa Jr., Divulgação / 

Stock Car chega a sua terceira etapa no Velopark
Foto:  Miguel Costa Jr., Divulgação


Notícias Relacionadas

11/04/2010 14h11min
Allam Khodair vence a etapa de Curitiba da Stock Car
10/04/2010 20h29min
Penalizações mudam grid da Stock Car em Curitiba
10/04/2010 15h14min
Marcos Gomes fatura a pole da segunda etapa da Stock Car
09/04/2010 18h42min
Stock Car: Marcos Gomes começa na frente em Curitiba
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.