Esportes | 15/04/2010 14h16min
A CBF resolveu entregar a Taça das Bolinhas ao São Paulo. A decisão foi muito criticada pela presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, em coletiva no fim da manhã desta quinta-feira. Munida de documentos do Clube dos 13 de diferentes épocas, a dirigente disse que o Rubro-Negro está preparado para enfrentar uma briga jurídica e política para provar que o título do Brasileiro de 1987 foi conquistado dentro de campo.
– O Flamengo vai apresentar esses documentos. Nós buscamos o que nós julgamos necessário para que o título seja reconhecido. A briga apenas começou. Confio no nosso departamento jurídico e na possibilidade de reverter essa situação – disse Patrícia.
A presidente declarou ainda que a decisão da CBF foi divulgada em momento inoportuno e que tudo leva a crer que tenha sido uma espécie de retaliação ao Flamengo, que apoiou Fábio Koff nas eleições do Clube dos 13, esta semana. Ricardo Teixeira apoiou Kléber Leite, ex-presidente rubro-negro e que também estava ao lado de Marcio Braga, antecessor de Patrícia.
– Quero dizer que o Flamengo considera uma covardia, uma atitude intempestiva e inoportuna da CBF ter feito esse pronunciamento ontem (quarta-feira). Não quero acreditar, mas tudo me leva a crer que sim (que houve retaliação da CBF). Essas pessoas (Kléber e Marcio) causaram enorme desconforto ao Flamengo uma vez que o clube já havia se posicionado (a favor de Koff na eleição do Clube dos 13). Todos foram presidentes e deveriam saber que só quem deveria se posicionar em nome do clube é o presidente eleito – afirmou Patrícia, que também criticou a postura pessoal de Texeira.
O técnico do Flamengo, Andrade, também criticou a decisão:
– É lamentável ser campeão em campo e entregarem a taça para outro time. Não tenho dúvida do campeão em 87. Dei a volta olímpica. Isso é o que conta – disse o treinador.
Na noite da última quarta-feira, o presidente da CBF disse que como dirigente o Flamengo era pentacampeão, mas como flamenguista ele o considerava hexa.
– Eu tenho posições firmes e gostaria de ver isso em todas as instituições. Querer jogar para a galera, francamente... – reclamou Patrícia.
O clube carioca enviará à CBF documentos assinados pelo presidente do Clube dos 13, Fábio Koff: a ata da reunião de 88, que reconhece o Flamengo e Inter como campeão e vice daquele ano, sem necessidade de cruzamento com Sport e Guarani; a ata da reunião extraordinária de 97, determinando que os dois clubes (Flamengo e Sport) não precisavam ter se enfrentado no ano anterior e que, portanto, são os campeões de 87; e o ofício de 2007, reforçando a decisão da reunião de 1997.
O jurídico do Fla afirma que esses papéis não constam no parecer jurídico dado pela CBF nos últimos dias, determinando que o Sport foi o campeão do Brasileiro de 1987. Se o caso continuar, o Rubro-Negro não descarta recorrer à Justiça Comum.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.