| 05/04/2010 18h45min
Campeão mundial pela seleção brasileira em 1963, o ex-jogador Ubiratan Maciel, mais conhecido como Bira, será incluído no Hall da Fama do Basquete em Springfield, nos Estados Unidos. O jogador faleceu em 2002, em Brasília, aos 58 anos, vítima de uma infecção generalizada.
Ubiratan já fazia parte do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba). Agora, passa a dividir o mesmo espaço com jogadores lendários como Michael Jordan, Magic Johnson e que conta com os brasileiros Amaury Passos, Hortência e Togo Renan Soares, o Kanela.
— As extraordinárias conquistas do eterno Ubiratan deixam o nosso basquete repleto de alegria e orgulho. Bira foi um jogador exemplar, dedicado e brilhante, deixando sua inesquecível marca no basquete brasileiro e mundial. Estar no Hall da Fama é uma homenagem absolutamente justa para quem tanto contribuiu para o esporte — disse Carlos Nunes, presidente da CBB.
Também conhecido como “Cavalo de Aço” e “Rei”, Ubiratan foi um dos melhores pivôs da história do país. Aos 19 anos, foi uma das principais figuras da conquista do bicampeonato mundial do Brasil, em 1963. Também foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964, e vice-campeão mundial, em 1970.
A lista das inclusões desse ano foi anunciada nesta segunda-feira. Além de Ubiratan, serão eternizados nomes como Scottie Pippen (seis vezes campeão da NBA pelo Chicago Bulls) e Karl Malone (segundo maior pontuador da NBA), além de Dennis Johnson e Gus Johnson. A seleção dos EUA campeã olímpica de 1992, conhecida como “Dream Team”, também será lembrada.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.