| 30/03/2010 21h21min
O “push to pass”, sistema introduzido para facilitar as ultrapassagens na Stock Car, passou com louvor em seu primeiro teste real. O veredicto é de Xandinho Negrão, um dos destaques da prova de abertura da temporada realizada domingo no circuito de Interlagos.
Trata-se de um botão instalado no volante que, quando apertado, possibilita aos carros atingirem a potência máxima do motor, o que só ocorre durante 10 segundos. No restante do tempo, os motores ficam limitados a 73% da capacidade. Há um intervalo de três minutos até que o “push to pass” possa ser acionado novamente.
— O ganho de potência foi evidente. Ele ainda está passando por uma fase inicial de ajustes e ficará melhor ainda quando estiver operando com a capacidade plena. O tempo de utilização subirá de 10 para 20 segundos e a potência também aumentará — comentou.
O engenheiro de Xandinho acredita que o “push to pass” já substitui com vantagem o óxido nitroso usado nos dois últimos anos.
— É um ótimo recurso que já provou sua utilidade. A empresa responsável pelos motores da Stock Car diz que o incremento de potência foi de 30 cavalos, mas nossa avaliação é de tenha chegado aos 50. O nitro dava 30 cavalos e de quase nada adiantava — explicou Thiago Meneghel.
A esperança é de que o novo sistema aumenta as ultrapassagens da categoria. O nitro, sistema antigo, não funcionava porque o piloto que estava sendo atacado se defendia com a mesma arma e neutralizava a ação do rival. Como o “push to pass” tem um tempo de reação de cerca de quatro segundos, o piloto que está à frente terá mais dificuldade para se defender.
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