| 10/03/2010 15h35min
Um tetracampeão do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia é a principal atração da quarta etapa da competição, que começa nesta quinta-feira, dia 11 de março, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Aos 43 anos de idade, o cearense Franco inicia, a partir das 8h, ao lado do parceiro Jan (PA), a luta por uma vaga no torneio principal da etapa mineira.
Tetracampeão do Circuito Banco do Brasil (1993, 1997, 2004 e 2007) e tricampeão da etapa mineira (1994, 2001 e 2003), Franco volta ao qualifying após quase 12 anos. O cearense, que acumula 44 títulos de etapa do Circuito Banco do Brasil, encara de peito aberto a pressão do qualifying, onde cada partida é eliminatória.
– Não será um fato comum em minha carreira disputar o qualifying, já que sempre estive entre os primeiros colocados do ranking. Mas esta é a realidade de agora, então irei encará-la de frente e tentar fazer desta dificuldade uma fonte de motivação para conseguirmos um bom resultado – disse Franco, lembrando que sua última participação em um qualifying aconteceu em Maceió (AL), na temporada 2008, quando Roberto Lopes e ele saíram da fase classificatória para subir no lugar mais alto do pódio.
– Estávamos disputando a AVP (Circuito Norte-Americano) e quando voltamos ao Brasil não tínhamos pontos no ranking do Circuito Banco do Brasil. Tomara que aquela história se repita. Mas, o mais importante é que Jan e eu consigamos ir longe na etapa, o que faria com que voltássemos ao ranking do torneio principal – completa.
A queda ao qualifying aconteceu por causa do início irregular da parceria com o paraense Jan, que teve como ponto alto a quinta colocação obtida na etapa de Balneário Camboriú (SC), em contraste com o 13º lugar de São José dos Campos (SP) e a 19ª posição obtida em Caxias do Sul (RS).
– Estamos em fase de adaptação e este período é sempre complicado. O Jan vinha jogando há anos na saída de rede e agora está atuando na entrada. Eu exercia a função de bloqueador em minhas últimas parcerias e agora estou jogando na defesa também. Precisamos de algum tempo para nos acertar. Sabemos que precisamos trabalhar mais do que os outros para irmos longe – avalia o cearense.
No qualifying, Franco e Jan enfrentarão a concorrência de outras 37 parcerias masculinas em busca de oito vagas, decididas em sistema de eliminatória simples. No feminino, são 27 equipes lutando pelas mesmas oito vagas.
As duplas classificadas avançarão ao torneio principal, onde, na sexta-feira, se juntarão a outras 16 em cada naipe. Após realizarem duas partidas em sistema de dupla eliminatória, as 18 melhores parcerias em cada naipe passarão para a fase eliminatória, realizada no sábado e composta por repescagem, oitavas, quartas e semifinais. O domingo, último dia de jogos na cidade mineira, é reservado para as finais e disputas de terceiro lugar.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.