Esportes | 02/03/2010 13h11min
O Grêmio tem enfrentado lesões nesse começo de temporada. No último domingo, o atacante Borges sofreu lesão muscular na coxa direita e ficará afastado dos gramados por cerca de um mês. O goleador se soma a Leandro, que teve problema semelhante na panturrilha no treino de sexta. Além deles, Lúcio e Souza ficarão afastados por cerca de seis meses após rompimento de ligamento do joelho. O preparador físico do Tricolor, Anderson Paixão, justificou nesta terça que os atletas tiveram pouco tempo para pré-temporada. Partidas quarta e domingo também impedem uma recuperação adequada do desgaste.
– Detectamos algumas variantes que podem levar um atleta a se machucar. Infelizmente você precisa de tempo para treinar, para que corrija essas variantes, deficiências musculares, tempo para que o atleta se recupere de uma pancada, não se sobrecarregue. Porém, com pré-temporada de 10 dias e jogando quarta e domingo seguidamente, não tivemos esse tempo para corrigir eventuais falhas que os atletas apresentaram – explicou.
O filho de Paulo Paixão, coordenador de preparação física do Grêmio, disse que as contusões estão dentro da média:
– A cada 500 minutos de treinamento, você tem em média de três a quatro lesões. Nós estamos no lucro. Considero um número baixo de lesões musculares. Claro, é ruim perder o goleador – salientou.
Sem tempo para treinar diante do cronograma de jogos, a estratégia é tentar evitar o aumento de jogadores no departamento médico de outras maneiras:
– Dentro do trabalho dos médicos, fisiologistas, fisioterapia, nutrição vamos procurar minimizar o desgaste dos atletas. Temos que nos preocupar com as deficiências para que isso não volte a ocorrer – comentou.
Sobre a condição física do zagueiro Rodrigo, Anderson Paixão salientou que o jogador precisaria de mais tempo para recuperar a forma. O defensor é cotado para a vaga de Maurício, suspenso, na partida contra o Avenida, às 21h50min desta quarta, no Estádio Eucaliptos.
– O Rodrigo seria necessário um período maior de treinamento. Mas em razão da necessidade, ele pode jogar antes do tempo que consideramos ideal – comentou.
O técnico Silas deve mesmo optar por Rodrigo para a partida de amanhã. Adilson e Willian Magrão disputam a vaga de Ferdinando. O grupo treina na tarde desta terça.
RÁDIO GAÚCHA
Paixão: "A cada 500 minutos de treinamento, você tem em média de três a quatro lesões"
Foto:
Valdir Friolin
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.