Notícias

 | 26/02/2010 22h47min

Trajetória de Eliseu Santos é marcada pelo foco na área de Saúde

Eliseu chegou a vice-prefeito de Porto Alegre na chapa de José Fogaça, em 2004

O contato com doenças e a morte, presentes na rotina de médico, moldaram a carreira de Eliseu Santos, ex-vereador e ex-deputado estadual. Erguendo a bandeira da saúde, Eliseu, de 63 anos, chegou a vice-prefeito de Porto Alegre na chapa de José Fogaça, em 2004.

Sempre que tinha de assumir a prefeitura — como no período em que Fogaça disputou a reeleição, em 2008, Eliseu se mostrava contrariado. Preferia ficar no seu espaço — o comando da Secretaria da Saúde, posto que exercia até a noite desta sexta-feira.

Acompanhe informações no Blog Ao Vivo.

Médico ortopedista e traumatologista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1973, Eliseu estava comprometido com a causa da saúde. Por muito tempo dividia suas atividades parlamentares com consultas e cirurgias, seja no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, ou em uma clínica próxima ao hospital, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Religioso, o parlamentar dedicava o pouco tempo livre à leitura da Bíblia, que estava sempre ao alcance da mão.

Porto-alegrense nascido na Zona Norte, perto do Viaduto Obirici, em 8 de dezembro de 1946, Eliseu teve uma infância humilde. Filho de um guarda noturno, começou a trabalhar cedo, aos 13 anos, como office-boy. Seus pais, evangélicos, desde jovem o incentivaram a participar das atividades religiosas.

Antes de se formar, ajudava em orfanatos e asilos mantidos pela comunidade evangélica. Torcedor do Internacional, o ex-vice-prefeito gostava também de música — principalmente instrumentos de sopro, como o saxofone. Ao lado do prefeito Fogaça, Eliseu foi importante na construção de uma base de partidos aliados sólida a partir de sua sigla, o PTB.

O secretário foi encontrado morto na noite desta sexta-feira. Homens armados teriam abordado a vítima, que estava dentro do seu carro, no bairro Floresta. Um dos criminosos teria disparado contra o secretário.

Testemunhas afirmaram ter visto homens armados saindo de um Vectra na Rua Hoffmann, paralela ao estacionamento do supermercado. Eles teriam ido ao encontro de Eliseu Santos e atirado. Algumas pessoas afirmam ter ouvido no mínimo sete disparos. Após o crime, os homens fugiram, no mesmo carro, em direção à Avenida Farrapos. 
 

O local da morte:

Visualizar Secretário da Saúde de Porto Alegre é encontrado morto em um mapa maior

ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.