| 23/02/2010 02h07min
Ijuí – Protegidos por máscaras, luvas e roupas especiais, técnicos da Vigilância Ambiental de Ijuí, no noroeste do Estado, declararam guerra à dengue, ontem, diante de uma população assustada.
Das janelas e portas de casa, moradores do bairro São Paulo, considerado o foco da doença no município, acompanharam de perto a primeira batalha empreendida contra o mosquito Aedes aegypti – que há pelo menos duas semanas atormenta os quase 80 mil habitantes da cidade.
No domingo, o Laboratório Central de Saúde Pública havia confirmado os primeiros sete casos de contágio, desencadeando uma ofensiva por parte da prefeitura. O Rio Grande do Sul não registrava casos autóctones (que se originaram no Estado) desde 2007, quando houve um situação similar em Giruá, na região Norte.
Os resultados dos exames são preliminares, mas o secretário estadual de saúde, Osmar Terra, classificou o caso como surto epidêmico. A força tarefa deve ser semelhante à de Giruá, somando
ações da prefeitura municipal, Defesa
Civil, Brigada Militar e Secretaria Estadual de Saúde. Segundo o secretário, todas as casas deverão ser visitadas e dedetizadas por agentes. A limpeza urbana deve ser intensificada e serão instaladas armadilhas para o mosquito nas BRs e próximo a postos de gasolina. As armadilhas, pneus com água constantemente analisados pelas equipes de prevenção, pretendem controlar a chegada do mosquito a regiões vizinhas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.