| 05/02/2010 11h10min
Se existia algum sopro de esperança de o trem-bala ligando Rio a Campinas ser inaugurado antes da Copa de 2014, ele se desfez nesta quinta-feira. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, confirmou que o trem estará pronto para os Jogos Olímpicos de 2016, mas que para o Mundial é muito difícil a conclusão da obra. Vale lembrar que desde o início do projeto, os técnicos já previam que a obra só terminaria em 2015 e o Governo Federal não confirmou sua conclusão para 2014, embora tivesse este sonho.
O projeto tem valor estimado em R$ 34,6 bilhões. E a previsão de início das obras era para 2008. Dois anos se passaram e nada. E nem o edital de licitação foi lançado. A promessa é que isto aconteça ainda em fevereiro. Porém, a ministra garante que a nova ligação estará 100% concluída para os Jogos Olímpicos do Rio.
– Seguramente estará pronto para a Olimpíada. Para a Copa, dependerá de quem ganhar a licitação. Temos que ver se teremos trechos prontos. Podemos não ter o trem inteiro. Os asiáticos têm prática de fazer este projeto em um tempo menor – disse a ministra, durante coletiva em que avaliou os resultados do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em Brasília.
Se o projeto jamais foi prometido como certeza para 2014, ele seria fundamental em outro setor delicado: o aeroportuário. Uma nova distribuição de vôos seria feita para Campinas, de onde partirá o trem-bala. Assim, o já sobrecarregado Aeroporto de Guarulhos terá de esperar a conclusão da obra. Segundo a própria Fifa, o setor aeroportuário é o que mais preocupa para a realização da Copa de 2014.
Próximos passos do projeto
- Edital A promessa do Governo Federal é lançar o edital de licitação ainda em fevereiro. Para isto acontecer, é preciso que o Tribunal de Contas da União (TCU) aprove o relatório de custos.
- Licenças Após a licitação, será preciso a licença ambiental. A previsão é que ela seja emitida em meados de 2011. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já começou a adiantar este processo com estudos prévios.
- Desapropriações. Outro processo delicado. Segundo a ANTT, as desapropriações começam a acontecer assim que for definido o trajeto detalhado do trem e após o término do processo de licitação.
- Obra Deve demorar de quatro a cinco anos.
Prazo para conclusão em 2016 também é apertado
Nem mesmo a promessa de conclusão das obras até 2016 deve ser encarada com segurança. A maior parte dos técnicos que conhecem o projeto estima que a obra em si demore de cinco a seis anos para ser concluída. Tudo depois que a parte burocrática for resolvida.
O próprio superintendente executivo da ANTT, Hélio Mauro França, declarou, no início de janeiro, acreditar que as obras durem cerca de cinco anos. Porém, tudo dependerá do projeto que vencer a licitação.
Uma das empresas interessadas na licitação do trem-bala, a francesa Alstom, já tratou de frear o ímpeto dos que garantem a conclusão da obra antes dos Jogos Olímpicos. Em outubro, o diretor técnico da empresa, François Lacoste, afirmava que o governo precisava correr se quisesse o trabalho pronto até o início dos Jogos de 2016. E descartou totalmente a possibilidade de concluir a obra em 2014, para a Copa do Mundo. Além disso, a diferença da altitude de Rio de Janeiro e São Paulo também seria uma dificuldade
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